sábado, 31 de outubro de 2015

O Real Dia das Bruxas








O Real Dia das Bruxas


"Mas os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes." 
(Mateus 8.12)


A morte de alguém que nunca abraçou a Cristo como seu Salvador é particularmente triste, pois a palavra de Deus anuncia um triste destino. 
As trevas exteriores mencionada por Jesus são um alerta para o pós morte. Uma festa de Halloween com fantasmas, esqueletos aranhas e bruxas não se compara ao inferno. No inferno não há nascer do sol. Sem brilho das luzes através das janelas. Nenhuma vista banhada pelo sol do oceano ou da paisagem. Nenhum rosto encantador ou agradável. Nenhuma memória de um sorriso que sempre aparecia nas horas difíceis. Na escuridão imunda, as pessoas não podem fazer nada, mas acho que deverá haver remorso por oportunidades perdidas, e lembranças de amigos e família na terra. 

“Todas as trevas são reservadas paro os seus tesouros; um fogo não assoprado o consumirá, e devorará o que ficar na sua tenda. As rendas de sua casa ir-se-ão; no dia da ira de Deus todas se derramarão. Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva” 
(Jó 20:26-29)

Jesus falou várias vezes do inferno, porque ele queria nos alertar sobre seus horrores. Ele nos deixou um exemplo, mas quantas vezes nós falamos sobre o inferno, o verdadeiro Dia das Bruxas? 
Vemos que há um grande interesse em incentivar as crianças a vestir-se como Harry Potter na Escola de Magia; no entanto, 31 outubro deve nos incentivar para uma discussão séria sobre o inferno.

"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo que está preparado para o diabo e os seus anjos." 
(Mateus 25.41)

As descrições que Jesus faz não são figurativas. Sempre que escritores bíblicos descrevem a vida após a morte, sentimos que eles estão se esforçando para encontrar palavras adequadas, pois a realidade é pior do que é possível ser mostrado ou escrito. Fogo é a palavra máxima que nosso conhecimento pode definir. E Jesus não estava exagerando. O inferno é pior.

Mas, apesar da Bíblia falar tanto de inferno, sabemos que o Senhor é um Deus amoroso, que nos ama e só quer o nosso bem. Ele nos ama como também ama o pior dos pecadores na face da terra.
Deus nos alertou quanto a existência do inferno, mas Ele, amorosamente, nos apresenta um plano de salvação que nos levará para o céu após a nossa morte. 


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)

Existem vários versículos na Bíblia que nos mostram o caminho para sermos salvas. O próprio Jesus, o verbo feito carne, dado a nós por Deus Pai para a nossa salvação, diz: 

"... Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (João 14:6).

A salvação não é pelas obras ou por qualquer coisa que nós possamos fazer de bom, mas pela graça de Deus e pela fé em Jesus Cristo: 

"Porque pela graças sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie."
(Efésios 2.8-9)

- Senhor Deus, eu confesso que não gosto de pensar ou falar sobre o inferno. Mas Teu filho estava constantemente alertando as pessoas sobre o reino das trevas. Dá-me coragem para compartilhar a luz do Evangelho com os meus colegas de trabalho, vizinhos e a todos que for possível!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Depressão - Suicídio






Depressão - Suicídio

O suicídio cresce no mundo todo. Por crer que as coisas não têm solução, milhares de pessoas tiram a própria vida. Elas estão esperando uma palavra de conforto e de esperança.

A depressão é uma das doenças mais graves, mais sérias e de consequências mais dramáticas na vida da sociedade contemporânea. Acontece a perda da esperança e a pessoa simpatiza com a ideia de morrer, por isso a depressão é a principal causa do suicídio.

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima” (Provérbios 12:25).

Se ao invés de andarmos ansiosos e nos prendermos aos prazos humanos nos concentramos na comunhão com o Senhor, mais Suas bênçãos vão se cumprindo e a Palavra bondosa do Senhor nos anima.

A depressão é como um parasita na alma, pois esmaga seus sentimentos, rouba seus sonhos, acaba com as esperanças. A pessoa com depressão acha que não existe mais qualquer saída, que todas as portas estão fechadas e que a única alternativa é se autodestruir para se libertar dos problemas. Mas existe esperança!

Jó nas noites mais escuras da sua alma, depois de perder seus filhos, seus bens, sua saúde, o apoio da mulher e dos amigos diz que o criador é poderoso para inspirar canções de louvor nas noites escuras (Jó 35.10). Há uma esperança, há cura, há uma luz no fim do túnel.

A depressão deve ser tratada com remédio, com terapia e com fé. Não podemos somente defini-la como opressão demoníaca ou expressão de pecado. Ela precisa ser tratada com respeito, sensibilidade e cuidado. Quem enfrenta esse drama precisa de ajuda, de apoio, companhia e sustentação emocional e espiritual.
O salmista disse: meu Deus tira minha alma do cárcere. Deus é poderoso para tirar a alma do cárcere e para trazer um tempo de refrigério ao seu coração. Esse ciclo vai acabar, o sol vai voltar a brilhar. Não se desespere, tenha esperança. Deus vai tirar sua alma dessa prisão existencial, vai lhe dar vestes de louvor, tirar as cinzas da sua alma e cobrir o seu coração com o óleo da alegria.

"E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Salmo 50:15).

Que fazer, no “dia da angústia”? Aos angustiados, diz o Senhor: “invoca-me”. Aquele que invoca na angústia, recebe resposta, pois ao despir-se de toda a vaidade, de todo o conhecimentos, de todas as experiências e jogar-se nas mãos do Senhor estará dando o salto de fé para livramento.




Ao descrever as bênçãos que as Escrituras causam ao coração daqueles que se alimentam delas, o Salmista afirmou: 

“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma...” (Salmo 19:7).


Davi aprendeu que abatimento espiritual tem remédio: chama-se Bíblia. Bíblia estudada, meditada e posta em prática. Ela nos arranca da depressão. Não é necessário viver um sequidão de vida, porque “a lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma”.



Cansados precisam é de Cristo.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." 
(Mateus 11:28)

Jesus é o único recurso que verdadeiramente desfaz a depressão e refrigera a alma. 

“Os que olham para Ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção” 
(Salmo 34:5).

No caminho de Emaús, os dois discípulos falavam na crucificação. Apesar de Jesus ressuscitado estar do lado deles, conversando com eles, eles estavam olhando par si mesmos, para a dor de sua decepção religiosa. 
Foi quando estavam à mesa e olharam para Aquele que partiu o pão e deu graças, que seus olhos espirituais se abriram. E a alegria espiritual voltou a invadir-lhes o coração. 
Precisamos não tirar os nossos olhos do Senhor, também manter nossa atenção e nossa confiança. O resultado será viver 'radiantes de alegria'.

O rei Salomão ficou conhecido mundialmente por sua sabedoria. Após se afastar de Deus influenciado por suas mulheres, Salomão decide se voltar para o Senhor, concluindo: 

“E você não sentirá o tempo passar, pois Deus encherá o seu coração de alegria”. 


Salomão e todo o contexto da Bíblia afirmam que a comunhão com o Senhor é a essência da sabedoria. É o princípio, é o meio, é o fim. 
A ausência do Senhor cria um vazio interior, repleto de ilusão, de vaidade, de melancolia, de depressão. Se estiver sentindo um vazio existencial, siga o conselho do sábio Salomão: volte-se para o Senhor.



Ninguém deve sentir que têm que morrer para ter dignidade ... ou morrer para ser aliviado da dor ou depressão ... ou deixar de ser um fardo para sua família ou a sociedade. É por isso que é tão importante para os cristãos trabalharem para promover o Evangelho; é uma forma de promover uma cultura de vida. Deus tem um plano e um propósito para cada situação na vida. Isso é o que dá dignidade a pessoa!

Você vai espalhar o amor de Cristo entre as pessoas em qualquer situação vivida. Você estará reforçando a verdadeira honra a Deus. Promova uma cultura de vida hoje.
Senhor Jesus, obrigada por ser o Príncipe da Vida, a Ressurreição e a Vida, e o Caminho, a Verdade e a Vida.
Tenha esperança há cura para depressão, há esperança para sua alma.  

Jesus Cristo, o amor de Deus encarnado, nos ama não pelo que somos, mas porque ele decidiu nos amar. 
Nenhuma porta permanece fechada depois de uma oração sincera ao Senhor Jesus Cristo. Ele resolve qualquer dificuldade. Por isso busque a Deus. Ele é o Advogado daqueles que têm causas perdidas e nenhuma esperança.


Ore: 
Senhor, eu tenho uma causa, um assunto, um problema. Para mim não existe mais nenhuma saída, mas toma nas tuas mãos a minha causa, renova minha esperança, mostra-me uma porta, eu quero que o Senhor me ajude.

Ele vai ajudá-lo mostrando uma porta. Depois disso procure uma Igreja de Jesus perto da sua casa e aceite Jesus com Senhor da sua vida e veja o que Jesus fará para você.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A Busca da Plenitude






A Busca da Plenitude


"Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância". (João 10:10)


Ao ser indagada sobre o que espera no futuro, uma jovem respondeu: "Eu quero trabalhar para tornar-me mais completa, mais realizada, mais eu mesma. E tudo se completará quando eu encontrar um namorado. Eu sei que há alguém que é meu complemento perfeito."
Muitos de nós estamos buscando por aquela pessoa ou aquela situação na vida que nos fará sentir completos. Porém, embora tudo seja importante, o que realmente faz-nos completos é Deus.
A vida não vai ficar completa. Nós nunca vamos experimentar a totalidade deste lado da eternidade. Nós não fomos criados para ser inteiros. A razão de nossa criação é para desfrutar a comunhão com Deus, que por si só é plena e completa. Em nenhum lugar na Bíblia nos é dito que Deus quer nos dar plenitude. O que Deus quer para nós é dar a si mesmo.

O nosso Deus tem poder para encher de bens os famintos de justiça. Ele tem poder para dar alegria e consolo aos que estão tristes. Ele tem poder para dar força aos cansados e oprimidos. Ele tem poder para dar esperança aos que sofrem. Ele tem poder para dar pais e irmãos aos que estão sozinhos. Ele tem poder para dar coragem aos tímidos e medrosos. Ele tem poder para dar força aos fracos. Ele tem poder para dar vida aos que estão mortos.
Esta é uma boa notícia para você que está lutando com o sentimento incompleto em seu casamento, inquieto com o local onde você vive ou com seu salário. Se você está procurando algo além de romance ou riquezas, sentindo necessidade de estar inteiro e completo. Se você sente este vazio em sua alma; este vazio que você não entende; este vazio que muitas vezes você tenta preencher com atividades, prazeres, e até mesmo com algumas loucuras, mas assim mesmo não consegue. Há uma resposta, e há um complemento que nos faz plenos. Seu nome é Jesus.
Jesus Cristo pode e quer preencher este vazio. Ele afirma: 

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11.28). 

Venha para Jesus e preencha a sua alma com a vida que Ele dá. Peça:

Pai, ajuda-me a preencher esses lugares vazios em minha alma, com mais e mais de Ti.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Corrupção






Corrupção


 “Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração”. (Eclesiastes 7:7)


A corrupção, além de ser pecado contra Deus, prejudica a economia do país, atrapalha as tomadas de decisões dos governantes e causa muitos problemas sociais. A corrupção desonra a Deus, pois é totalmente egoísta e contraria o mandamento que Jesus nos deixou: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39)
A corrupção não é um fenômeno recente na sociedade e não é meramente cometer suborno ou o mercado negro, nem se pode justificá-la porque a maioria pratica ou por medo de sofrer represália.
A causa real da corrupção está dentro de você, começa com o interesse em si mesmo. A menos que você descubra e mude isso, você será um ser humano corrupto.

“ Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” (Tiago 3.13-18)

A corrupção acontece quando você está zangado, quando é ciumento, quando odeia as pessoas, quando você é preguiçoso, quando você é egoísta, querendo sucesso ou quando você é invejoso, ganancioso, duro, brutal e cruel.
Não seja corrupto, não importa se você morrer por isso. Não se conforme com o mundo onde há a busca de dinheiro, poder, posição.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)


Precisamos combater a corrupção através do nosso próprio exemplo, porque não é somente quem ocupa altos cargos políticos que pode se tornar corrupto. Alguns exemplos de corrupção presentes no nosso dia a dia: Não dar nota fiscal, não declarar imposto de renda, tentar subornar o guarda para evitar multas, dar ou aceitar troco errado, comprar produtos falsificados, no trabalho, bater ponto pelo colega, falsificar assinaturas, etc.
Pense, se aceitarmos estes pequenos atos de corrupção, estaremos concordando com as coisas erradas que vemos em nosso país.

“Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.” (Provérbios 16.8)

"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos ... "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem" (Romanos 12:17-21).

Este mundo nunca será perfeito até a volta de Jesus, e enquanto o Senhor não vem nos buscar, Deus quer que, através de nossas vidas, sejamos luz neste mundo em trevas, glorificando-O com nossas atitudes. 

"Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará" (Isaías 33:15,16).

A Bíblia deixa claro que devemos continuar fazendo o que é certo, pois, no tempo certo, os ímpios colherão consequências terríveis. É comum que a gente se sinta incapaz de fazer qualquer coisa diante de tanta corrupção, mas Deus nos exorta a orarmos pelo nosso país, principalmente por aqueles que são nossos líderes. 
Ainda existem homens e mulheres dedicados a fazerem o que é certo, eles precisam de nossas orações e da sabedoria de Deus. A Bíblia nos manda orar 

"pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade" (1 Timóteo 2:2). 

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra" (2 Crônicas 7:14).