domingo, 28 de agosto de 2016

Sabendo o Fim







Sabendo o Fim



"Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. 
Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. 
Que chamo a ave de rapina desde o oriente, e de uma terra remota o homem do meu conselho; porque assim o disse, e assim o farei vir; eu o formei, e também o farei."  (Isaías 46: 9-11)

Deus é soberano e não muda, por isso podemos observar que antes de fazer qualquer coisa, ele planejou os detalhes até o fim. Tudo que Deus anunciou aos profetas foi estabelecido por Ele na eternidade. Comprovando sua onisciência e fidelidade.
Para entender melhor a declaração de Deus: "Que anuncio o fim desde o princípio, desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam;" é importante uma comparação que farei a seguir: 
Gosto muito de livros e eu posso comprar um livro por várias razões, especialmente se eu conheço o autor, se recebi indicação de alguém ou se eu li uma boa resenha sobre o livro. Mas li sobre uma jovem que gosta de livros de mistério e decide comprar livros através da leitura das últimas páginas. É interessante observar algo incomum e que nos leva a inquirir porque alguém iria querer ler o fim primeiro, é realmente difícil entender. Como ela pode apreciá-lo quando ela sabe como tudo vai sair - especialmente um mistério!
A jovem por mim mencionada explicou seu hábito de leitura peculiar, dizendo que, para ela, o suspense não estava na conclusão, mas na forma como o escritor lidou com a história. Sabendo o final melhorava o livro. O hábito da jovem não está sozinho, ou melhor, não é único. Na Escritura em destaque nessa meditação, Deus diz que Ele dá a conhecer o fim desde o começo. Na verdade, Ele está até escrito na Bíblia, o último capítulo da história.
Eu acredito que Deus faz com que o final seja conhecido, porque Ele quer nos encorajar a continuar. É uma estratégia divina. A história de nossas vidas é reforçada quando temos a certeza de que tudo vai sair bem. Ele quer que a gente saiba isso desde o primeiro capítulo de nossas vidas. E conseguir isso: O fim da sua história tem sido declarado desde o início. Lê-se desta forma: Jesus vence!

- Deus Pai, autor e consumador da minha fé, como sou grato que você não me deixou em suspense sobre a conclusão da minha vida. Eu sei que o fim será maravilhoso, pois declarado está que vai ser envolto em Seu amor e inclui o céu. Eu não poderia pedir um final mais feliz.  

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A Resposta de Jesus


A Resposta de Jesus 

"No entanto, quando soube que Lázaro estava doente, ele ficou onde estava mais dois dias." (João 11.6)

Jesus amava muito 3 pessoas que viviam em Betânia, um vilarejo nos arredores de Jerusalém. Eram os irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Aconteceu que Lázaro ficou enfermo e suas irmãs mandaram avisar Jesus. A doença era grave e elas esperavam ajuda com uma resposta rápida de Jesus. Ele, porém só chegou 4 dias depois da morte de Lázaro. 
É grande a frustração que todos nós sentimos quando oramos e Deus demora a responder ou responde de maneira que nunca imaginamos - ou queríamos. Maria e Marta devem ter se sentido assim quando Cristo, deliberadamente atrasado, chegou a Betânia depois que ele recebeu a notícia da doença de Lázaro. Elas devem ter pensado: Por que o Mestre ignorou o nosso pedido? Será que Ele não se preocupa com o nosso irmão? Certamente Ele esqueceu de nós!
As irmãs estavam passando pelo pior problema que alguém pode passar. A doença é algo que foge ao nosso alcance de poder, quer dizer não podemos curar uma enfermidade. Quando a doença ocorre corremos em busca da cura porque queremos uma resposta rápida. Mas a razão da demora na resposta foi para que Jesus pudesse crescer nelas e fosse glorificado em suas vidas.
Jesus escolheu tornar a vida difícil para Maria e Marta. Porém, são geralmente respostas estranhas à oração que escondem o mais profundo, melhor e mais bonito propósito. 
Fazemos pedidos a Deus que até parecem espirituais e esperamos ser favorecidos por uma breve e bela resposta. Em vez disso, a resposta demora, não acontece como esperamos e nesse tempo Ele nos faz crescermos na vida com Deus e sentir os males ocultos do nosso coração.

"E tendo isto, clamou com grande voz: Lázaro sai para fora. E o defunto saiu," (João 11.43) 
Maria e Marta não receberam um irmão curado de volta da enfermaria, elas receberam seu irmão levantado da morte de volta do cemitério. Mais do que isso, elas receberam o dom maior, resistente e mais robusta fé. Deus está interessado no mesmo para você.
  
Deus, ajuda-me a lembrar que, enquanto você não me prometeu finais felizes, você me assegurou maior fé. Para mim, isso é o melhor final.




Baseado Devocional Joni Earekson Tada

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A Ovelha Perdida



A Ovelha Perdida

A parábola da ovelha perdida revela a compaixão de Jesus para com os pecadores, e seu desejo de salvar os nossos entes queridos que ainda não conhecem Cristo.

Em Lucas 15, Jesus diz isto:

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se". 


O pastor amava as noventa e nove ovelhas, mas seu coração estava com a ovelha perdida. Quando ele finalmente a encontra, carrega-a em seus ombros e leva-a para casa. Ele chamou os seus amigos e vizinhos para que eles também pudessem se alegrar com ele. O pastor tinha um bom motivo para comemorar. O perdido tinha sido encontrado.
Que imagem de Deus! A maioria das pessoas pode se relacionar ou compreender um Deus que perdoa os pecadores que se arrastam a Ele e pedem misericórdia. As pessoas podem facilmente imaginar um Deus que faz rebeldes rastejar no chão e implorar por perdão.
Um Deus assim, podemos entender, mas um Deus que procura os pecadores, a fim de perdoá-los? Um Deus que procura com urgência rebeldes, a fim de salvá-los? Um Deus que daria sua vida por Seus inimigos? Como é surpreendente! E explica por que temos uma dificuldade relativa em entender um Deus assim. Não podemos reduzi-lo a nossa lógica. Ela não se encaixa no padrão de moldes de "Deus".
Mas a parábola da ovelha perdida quebra o molde! Afinal de contas, deixar noventa e nove ovelhas em um campo aberto não é a maneira de executar um negócio de ovelhas bem sucedido. O resultado mais provável de sair correndo para encontrar uma ovelha perdida seria perder as noventa e nove, certo? Mas esse é o ponto. O nosso grande Deus atira o raciocínio humano para o vento. Ele quebra o molde. Ele não vai permitir-nos relacionar com Ele através da nossa lógica. 
O nosso Bom Pastor deixar sua grande rebanho para não perder um só pecador mostra a abundância de Seu cuidado para com o pecador. Tudo o que posso dizer, amigo, continue orando para os que não conhecem a Cristo ainda. Deus está do seu lado com essas orações. Ao encontrar o perdido Ele o leva sobre os seus ombros, mostrando a abundância da sua ternura. Esta parábola nos mostra o quanto Deus cuida de um perdido que você ama. 
Assim também outras parábolas de Jesus destacam a compaixão de Deus pelos perdidos. Por isso, continuem orando por esse amigo ou parente que ainda não conhece a Cristo, e por favor lembre-se que o Espírito Santo está se movendo sobre as asas de suas orações, e o pastor está lá fora e ele está procurando o seu ente querido perdido. 


Baseado no devocional Joni Eareckson Tada