Seus Olhos Estão nos Pardais
"Não são dois pardais vendidos por um centavo? Mas nenhum deles cairá no chão, se não for a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão
contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais que muitos pardais" (Mateus
10:29-31)
Jesus disse que os pardais valem apenas um centavo. No entanto, das nove mil espécies de pássaros do mundo, Jesus destacou o menos notado e mais insignificante dos pássaros.
Se Deus leva tempo para controlar cada pardal - quem é, para onde está indo, se suas necessidades estão ou não sendo cumpridas - então certamente Ele mantém um controle especial sobre você. Intimamente. Pessoalmente. E com todos os detalhes em mente.
A Bíblia pode apontar águias para ressaltar a coragem e poder, e pode falar sobre pombas como símbolos de paz e contentamento. Mas a Palavra de Deus reserva pardais para ensinar uma lição sobre confiança. Assim como Deus cuida ternamente de um pequeno pássaro, mesmo tomando nota de quando ele é prejudicado, ou quando cai no chão, Ele suavemente lembra que Ele é digno de sua maior confiança, sua mais profunda confiança.
Jesus não promete livramento de perseguição ou sofrimento. Ele promete a presença do Pai ao nosso lado, seja o que for que estejamos enfrentando. Ele entende tudo que passamos aqui. Ele sentiu e compreende nosso medo, nossas angústias, nossas mais profundas necessidades. Por isso como você se aproxima de Deus hoje? Talvez você se sinta como um pardal preso na gaiola agarrando a um pote de alimentos vazio com ninguém para se importar. Pare e lembre os fatos por trás de Mateus 10:29-31. Deus se importa. Ele percebe.
É como Max Lucado comenta:
"Há muitas razões pelas quais Deus lhe salvou: para trazer glória para si
mesmo, para cumprir sua justiça, para demonstrar sua soberania. Mas, uma das razões
mais tenras pelas quais Deus lhe salvou é porque ele gosta tanto de você. Ele
gosta de ter você por perto... Ele podia habitar em qualquer canto do universo,
mas ele escolheu o seu coração..."
Tente confiar no Senhor hoje como um pardal. Sem perguntas. Não tema que Ele não venha. Ele está perto, dentro de você. Relaxe na proteção e provisão de seu grande Deus.
Pai, é espantoso pensar que com tantas coisas para cuidar, Tu tens um coração para as pessoas que o mundo considera pequenas e insignificantes. Perdoe-me por não acreditar que Tu não só percebes, mas intimamente cuidas de todos os detalhes da minha vida. Ajude-me hoje a acreditar em Ti pelas pequenas coisas. Posso ver todos os detalhes como uma oportunidade para confiar em Ti.
Retirado e adaptado do livro Diamonds in the Dust. © 1993 por Joni Eareckson Tada.