sábado, 30 de maio de 2020

Uma História de Amor e Amizade







 Uma História de Amor e Amizade

“Mefibosete viveu em Jerusalém, porque ele sempre comia à mesa do rei e era aleijado nos dois pés.” (2 Samuel 9:13)

Existiu um homem chamado Mefibosete, um homem coxo, morador de um lugar onde não havia alimento e o último de uma família condenada à morte, a casa de Saul, mas que por causa de uma aliança, foi salvo e, não só isso, mas também colocado em um lugar de honra à mesa do Rei.

Por causa de sua deficiência havia sofrimento na vida de Mefibosete. Mas para Deus ele era amado tanto que por meio do seu ungido e amado Davi ele foi acolhido amorosamente e recebido em sua mesa. Mas teve um preço: a aliança entre Davi e Jônatas, pai de Mefibosete.

Eu também vivo uma deficiência, tetraplegia, que me fez sofrer. Mas Deus me vê com olhos de amor. O sangue de Cristo me cobre purificando tudo, não há “defeituosos” na mesa d’Ele. Assim somos nós, coxos para aqueles que de lado nos olham, mas totalmente perfeitos para frequentar a sala do trono porque aquele que lá habita nos vê através de Cristo.

Assim como Mefibosete também éramos “coxos em tudo”, de uma família condenada à morte, mas aí chegou Jesus e nos fez assentar à sua mesa nos lugares celestiais, em lugar de honra na sua presença, e, dessa forma, fomos amorosamente convidados a morar na Jerusalém celestial, desde já, e partilhar da comunhão do Rei dos Reis.

A mesa simboliza a ação do sangue de Jesus na Nova Aliança e nessa mesa os pés aleijados de todos são encobertos. Assim ninguém vê os pés dos outros, pois assentados à mesa todos somos iguais e nos tornamos saudáveis. Seja qual for o pecado praticado ou a deficiência que nossos pés tenham Deus já fez a provisão completa para todo o pecado e toda deformidade pelo sangue de Jesus Cristo. A mais bela história de amor.

Além de tudo que a aliança com Deus pode fazer em nossas vidas é importante observarmos que a aliança revela a beleza do amor e da amizade.

Aprecio histórias sobre o amor, não apenas o tipo romântico entre um homem e uma mulher, mas o amor entre duas pessoas. Uma das mais belas histórias de amor da Bíblia é a história de Jônatas e Davi.

Suas almas estavam unidas, diz a Bíblia (1 Samuel 18: 1). Com o mesmo coração, a mesma mente, de pé ombro a ombro, olhando juntos para frente, a deles é uma história única. Mesmo que a amizade deles tenha terminado em tragédia, o amor de Davi por Jonatas, seu extraordinário amigo, viveu o relacionamento de Davi com o filho deficiente de Jonatas, Mefibosete. O amor de Davi por Jônatas foi além do túmulo:

“Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte”. (Cânticos 8: 6).

Mefibosete deveria ter sido caçado e morto por Davi, porque o filho de Jônatas poderia representar uma ameaça ao trono. Mas lembre-se, o amor é mais forte que a morte. Então Mefibosete desfrutou de um lugar preparado apenas para ele à mesa do rei.

Talvez o rei Davi tenha visto no rosto do jovem as características de seu amado amigo. Talvez quando Mefibosete sorriu, Davi pôde ver um vestígio do sorriso de Jônatas. O jovem poderia ter tido os olhos de seu pai. Suas inflexões. Além disso, as duas memórias compartilhadas do ente querido que eles tinham em comum.

É uma história de amor. E talvez, como Mefibosete, possamos clamar a Deus: 

"Qual é o seu servo, para que você note um cachorro mor to como eu?" (2 Samuel 9: 8). 

Nós devemos saber a resposta. Está nesta história de amor e amizade.

Deus Pai nos convida à sua mesa para comungar com ele, porque ele vê em nosso semblante a lembrança de seu amado Filho. Há algo sobre nós, aqueles que estão escondidos com Cristo, que mostra um traço de Jesus. Não é de admirar que Deus tenha prazer em nos receber em sua mesa.

É por amor de Jesus que ele nos eleva da pobreza à nobreza. Agora isso é uma história de amor.

''O amor não é um sentimento afetuoso, mas um desejo constante pelo bem supremo da pessoa amada tanto quanto pode ser obtido.'' C.S Lewis.

- Deus, nosso Pai, obrigada por me olhar e ver Jesus em mim. Obrigada por sua graça amorosa e por me permitir fazer parte da maior história de amor de todos os tempos.


sábado, 23 de maio de 2020

Venha o Teu Reino






      Venha o Teu Reino


“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

Vivemos num tempo em que Deus está abalando as nações. E Ele também está abalando nossos corações. Os reinos estão em agitação, assim como nossos meios de subsistência. As ilhas estão tremendo, e também nossos corações. Mas estamos respondendo? Estamos engajados ativamente em realizar a vontade de Deus na Terra, como no céu? Estamos falando às pessoas sobre Cristo? Sobre o quão breve e fugaz é essa vida? Sobre a salvação e a eternidade?
As pessoas sentem o tremor. Suas vidas estão em agitação. Seus corações estão tremendo. Estão procurando respostas. É um tempo de fazer parceria com Deus para trazer cura para nossa terra. Trazendo avivamento e renovação.
Todos concordamos que essa pandemia que está acontecendo na terra não tem precedentes. Nada jamais aconteceu no mundo assim antes. Em 2 Crônicas 7 diz que se nos humilharmos, e nos afastarmos de nossos ídolos - coisas que têm um forte controle sobre nossos desejos e sonhos; se nós apenas confessarmos nosso pecado e buscarmos o seu rosto, Deus curará nossa terra. Então, não vamos desperdiçar essa oportunidade única na vida. Essa praga é uma oportunidade de ficar limpo diante do Senhor; seja ousado para Cristo; acredite mais nele e confie nEle com tudo o que podemos ter perdido e com nossos medos do futuro.
Eu não quero que todos cheguemos ao céu e Deus nos diga: “Lembra do coronavírus? Lembra que você pensou que eu estava planejando algo grande? Bem, eu estava. Então, por que você não se juntou a mim na realização da minha vontade na terra, como planejei no céu? Por que você não aproveitou ao máximo essa oportunidade? 
 O capítulo 12 de Hebreus diz:
‘’Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos afastarmos daquele que é dos céus; Portanto, como estamos recebendo um reino que não pode ser abalado, tenhamos graça de servir a Deus de maneira aceitável com reverência e temor piedoso. ” 

Mesmo que humanamente eu não possa fazer muito, é um pequeno trabalho, mas eu acredito em um Deus extremamente amoroso, tardio para se irar e grandioso em poder. Deus está abalando as nações. Os reinos estão em agitação; as ilhas estão tremendo, as nações são como pó na sua mão. Eu acredito que Deus ainda tem muito para fazer nas nações da terra porque existem ainda milhares de povos a serem alcançados e Deus não vai quebrar sua promessa que diz : " até que todos os povos me louvem" Deus vai derramar uma porção dobrada do Espírito Santo em todos os povos línguas, raças e nações como nunca antes e nossa geração ainda vai conhecer o que é o verdadeiro avivamento.

Fiquemos em parceria com Deus para realizar Sua vontade na Terra como no céu. E oremos. Porque precisamos permanecer juntos em oração e ação, pois Deus abala as nações e continua abalando nossos corações.
- Nesse tempo você tem nossa atenção, Senhor, pois não queremos perder o que você quer dizer. E assim, como você diz à nação e ao mundo, Senhor; eu estou ouvindo. Venha o teu reino, seja feita a tua vontade na terra como no céu, e por favor, não quero perder isso, Senhor; deixe-me fazer parte disso. Por amor de Jesus, amém.


Adaptado:
https://www.joniandfriends.org/thy-kingdom-come/?fbclid=IwAR01WVB2IukzM2ffVyO9t7a7kCLxGe02ZHj-yXJTwLnYglfpyXIywAZQsk4

sexta-feira, 22 de maio de 2020

A Ocupação de Jesus nosso Salvador





A Ocupação de Jesus nosso Salvador

O que Jesus está fazendo neste minuto no céu? O capítulo 7 de Hebreus diz que Ele está orando por nós. Você não está feliz e agradecido por Jesus orar por você?

Eu estou tão aliviada que Jesus está constantemente orando por mim, porque eu preciso disso. Vivendo a tetraplegia, numa cadeira de rodas e envelhecendo, muitas vezes sou tentada a desmoronar. Eu oro por coragem e por perseverança, principalmente, oro palavras de agradecimento, sou grata por e em tudo. Sei que Jesus também está orando por minha coragem e perseverança. 

Muitas vezes não pensamos muito no que nosso Salvador está fazendo agora, neste minuto no céu. Assumimos que Jesus está descansando lá em cima depois de tudo o que sofreu na terra. Ele entrou no descanso do sábado e está esperando a ceia das bodas do cordeiro. Ou talvez presumamos que Jesus está gastando todo o seu tempo construindo nossa mansão; preparando as coisas da maneira certa para quando vamos para o céu. Ou talvez pensemos que Ele está apenas trabalhando com o Pai e o Espírito Santo para manter o universo funcionando. Bem, é razoável pensar que Ele está fazendo todas essas coisas. Mas Jesus Cristo, agora está fazendo algo muito mais específico. E a Bíblia deixa Seu foco muito claro.

Durante seu ministério na terra, Jesus intercedeu por seus discípulos. Quando Jesus terminou o Seu ministério terreno, deu início ao ministério de intercessão à destra do Pai Celestial. (Ef.1:20-22). Cristo está assentado no seu trono. E o que Ele faz ali? Jesus intercede por todos que são salvos! A Bíblia nos informa que Ele está "à destra de Deus...e também intercede por nós" (Rm. 8:34). 

O capítulo 7 de Hebreus descreve Sua obra atual; diz: 

“Porque Jesus vive para sempre, ele tem um sacerdócio permanente. Portanto, ele é capaz de salvar completamente aqueles que se aproximam de Deus por meio dele, pois sempre vive para interceder por eles. ” 

Por causa do pecado, nós ficamos separados de Deus e merecemos ser castigados. Jesus veio para nos salvar. Com sua morte na cruz e sua ressurreição, Jesus se tornou a ponte entre nós e Deus. Agora, graças à intercessão de Jesus, nosso Advogado, quem crê nele recebe o perdão de seus pecados e pode se aproximar de Deus sem medo, pois Jesus tem um sacerdócio permanente e vive para interceder. Através de sua intercessão, Jesus nos une a Deus. Quando temos um problema, podemos ir para Jesus e ele intercede por nós junto de Deus.

Agora, neste minuto, estamos sendo resgatados por Jesus. Nós estamos sendo salvos por Jesus. Você está sendo redimido de seu quebrantamento por Jesus. O Senhor está fazendo, agora, a obra do seu sumo sacerdote. Precisamos de alguém para advogar por nós diante de Deus, o Pai. E isso significa agora, Jesus orando por você e por mim. Quando estou desanimada, quando sinto vontade de desistir, Jesus está dizendo a Deus palavras próximas a essas:

“Pai, olha, eu morri pela Clarice e hoje peço que conceda a ela todos os benefícios que minha morte e ressurreição lhe trouxeram. Conceda a ela todos os privilégios que você me daria, seu único filho. Conceda sua unção divina; poder divino; conceda a ela a força que você me deu quando levei minha cruz ao Calvário. Faça tudo isso, pai, para que você seja glorificado na vida de sua filha, Clarice.’’

Jesus Cristo, agora, está vivo, e Ele está vivendo para interceder por nós. Ele suplica por nós. Ele ainda está advogando; Ele ainda está defendendo nossa causa. E podemos nos juntar a Ele em defesa de Sua causa. Deus está fazendo um trabalho notável agora em todo o mundo, então vamos orar por renovação e avivamento, levantando as necessidades de nossa nação, especialmente os fracos e vulneráveis sendo afetados por esse vírus. Pela glória do Evangelho, vamos nos juntar ao Senhor Jesus em Suas intercessões.

Jesus é nosso grande intercessor e está sempre cuidando de nós.



Lembrete: A Bíblia não diz em lugar nenhum que quem já morreu continua intercedendo por nós. Por isso, não devemos pôr nossa confiança nas intercessões a mortos ou de mortos. A Bíblia diz que eles não têm mais contato com nosso mundo (Eclesiastes 9:5-6). Se temos um pedido, devemos ir diretamente a Jesus. Mas pedir ajuda a quem já morreu não é bíblico. Já temos o maior intercessor no Céu - Jesus.




https://www.joniandfriends.org/the-prayers-of-our-savior/?fbclid=IwAR3XClhRDthr6wt39tPvqHR4MF7oNNsmzMJwRDAQrbNxbN2uVqyeTzXUneQ See 

sexta-feira, 15 de maio de 2020

A Graça de Deus no Desastre




A Graça de Deus no Desastre

Muito mais que em outro tempo atualmente a Palavra de Deus tem sido fortaleza para o nosso coração à medida que avançamos através do tempo da pandemia do coronavírus. Podemos observar ao ler o que José diz a seus irmãos sobre seu mau intento para com ele:

‘’Vós bem intentastes MAL contra mim; porém Deus o destinou para BEM, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. ‘’ (Gênesis 50:20)

O coronavírus nos chama a considerar Deus como a realidade mais presente e importante de nossas vidas. Nossas vidas dependem dele mais do que da respiração. E, às vezes, Deus tira o nosso fôlego para nos trazer para si mesmo. Ele tem um propósito para essa dor. Como no espinho na carne de Paulo. Ou seja, “meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Coríntios 12.9). Seu propósito é que, através da fé e da alegria inabaláveis de Paulo, Cristo brilhe como sendo mais valioso que a saúde. A resposta de Paulo a esse propósito? “Eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas” (12.9).

Paul David Tripp tem algumas coisas a dizer sobre isso. Ele diz: "No centro da visão bíblica do mundo está o reconhecimento que muitas vezes, a coisa mais horrível que já aconteceu acaba sendo a coisa mais maravilhosa que já aconteceu".

Considere a cruz de Jesus Cristo. “Será possível que algo aconteça mais terrível do que isso? O único homem que já viveu uma vida perfeita em todos os aspectos possíveis ... [seria] cruel e publicamente assassinado da maneira mais cruel possível ... isso não é o fim de tudo de bom [e] verdadeiro e bonito? Se isso acontecer, existe alguma esperança para o mundo? ... a resposta é sim - há esperança!" A cruz não era o fim da história.

“No plano justo e sábio de Deus, esse momento sombrio e desastroso foi ordenado para ser o momento que consertaria todas as coisas sombrias e desastrosas que o pecado fez ao mundo. Esse momento da morte foi ao mesmo tempo um momento da vida. Esse momento sem esperança foi o momento em que a esperança eterna foi dada. Esse terrível momento de injustiça foi, ao mesmo tempo, um momento de incrível graça. Esse momento de extremo sofrimento garantiu que um dia, de uma vez por todas, o sofrimento terminaria. Esse momento de tristeza nos acolheu para a eterna alegria do coração e da vida. A captura e morte de Cristo ... comprou para nós vida e liberdade.

“O mesmo Deus que planejou que o pior seria o melhor é o seu Pai. Ele domina todos os momentos da sua vida e, com uma graça poderosa, é capaz de fazer por você exatamente o que fez na história redentora. [Ele] leva os desastres da sua vida e os torna ferramentas de redenção. Ele pega o seu fracasso e o emprega como uma ferramenta da graça. Ele usa a "morte" do mundo caído para motivá-lo a alcançar a vida. As coisas mais difíceis da sua vida podem se tornar as mais doces ferramentas da graça em Suas mãos sábias e amorosas. ”

Por que Paulo está disposto a abraçar seu espinho com alegria? Porque seu maior objetivo na vida é que Cristo seja magnificado em seu corpo, seja pela vida ou pela morte (Fp 1.20). Ver a beleza de Cristo, estimar a Cristo como seu supremo tesouro, mostrar Cristo ao mundo como melhor que a saúde e a vida, essa foi a alegria de Paulo. Essa era a fé de Paulo. Isso era verdade na vida e na morte. Na vida, porque Cristo é a doçura de todo prazer, e melhor que todos eles. E na morte, porque “na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente” (Sl 16.11).

A pandemia de coronavírus é a experiência da perda — da perda menor da conveniência à perda maior de vidas. E se conhecermos o segredo da alegria de Paulo, poderemos experimentar a perda como ganho. É isso que Deus está dizendo ao mundo. Arrependa-se e realinhe sua vida ao infinito valor de Cristo.

Portanto, um dos propósitos de Deus no coronavírus é que seu povo mate a autopiedade e o medo e se dedique a boas obras na presença do perigo. Os cristãos se inclinam para a necessidade, não para o conforto. Em direção ao amor, não à segurança. É assim que nosso Salvador é. Foi para isso que ele morreu.

As respostas de cristãos às catástrofes incluíram o perdão dos pecados por meio de Cristo e a esperança da vida eterna além da morte. Essa foi uma mensagem preciosa em uma época de desamparo médico e completa desesperança.

E, assim, eu diria a você, tenha cuidado com o sentido da sua vida durante esse coronavírus. Porque o que parece um desastre pode ser de fato, a graça de Deus para você. O que parece ser o fim - especialmente se você perdeu seu sustento - pode muito bem ser o começo. Porque seu pai está comprometido em pegar o que parece tão ruim em sua vida agora e transformá-lo em algo muito bom. 

Você precisa de ajuda para acreditar nisso? Busque a Deus em oração e na Biblia e receba a graça de Deus para você. Pois se o coronavírus fechou algo precioso para você, essa poderia ser a maneira de Deus abrir algo em sua vida que é novo e muito mais emocionante. 


Adaptado:


Coronavírus e Cristo - John Piper 


sábado, 2 de maio de 2020

Sirva a Deus com Alegria




Sirva a Deus com Alegria

1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.
2 Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
3 Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
5 Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. (Salmo 100.1-5)


Amo servir ao Senhor Jesus, mais especificamente, gosto de servir ao Senhor com alegria. Devo dizer que nem sempre foi assim, precisei tempo com Deus; mas agora sinto muita satisfação em fazer algo que sei que agrada a Deus. Algo que ajuda os outros, como escrever e publicar algumas mensagens de esperança em minhas redes sociais. Especialmente escrever sobre o que eu creio, porque eu quero que todos conheçam Jesus. O único que pode salvar. 

Você sabe que servir ao Senhor com alegria é um comando? No Salmo 100.2, a Palavra de Deus diz: "Sirva ao Senhor com alegria e venha diante de Sua presença cantando". Servir ao Senhor com alegria e com cânticos é algo que eu gosto de fazer. E eu amo que as pessoas ao meu redor sirvam a Deus da mesma maneira. Como a minha mãe que me ajuda todas as manhãs.

Não é a rotina mais fácil, me preparar para sentar na minha cadeira de rodas. Envolve banho na cama, exercícios, me vestir, ... e muito mais. É minha mãe quem faz isso há tantos anos, com raras ausências, sem nunca se indispor. Minha mãe sabe que, quando me ajuda, está realmente servindo a Deus, está ministrando para mim, o menor dos irmãos. E muitas vezes, depois de nos separarmos do início dia, porque tenho necessidades para outros horários do dia também, cantamos uma música. Sou grata a Deus por minha cuidadora ser minha mãe, ela é mãe e serve a Deus com alegria.

No entanto há pessoas que não servem ao Senhor com alegria, servem mecanicamente, só para cumprir obrigação. Já tive algumas cuidadoras me ajudando mecanicamente; sim, elas estavam servindo e me sentavam na minha cadeira de rodas; mas seu espírito sombrio tornava a manhã mais difícil que a maioria. É importante sabermos que quando servimos ao Senhor com alegria, há  uma ocupação gloriosa de Deus em nossas vidas. 

Aqueles que não servem a Deus com um coração feliz anulam todos os benefícios que seu serviço poderia ter conquistado. Charles Spurgeon disse: 

“Os que servem a Deus com um rosto triste, porque fazem o que lhes é desagradável, não estão servindo a Ele; eles trazem a forma de homenagem, mas a vida está ausente. Nosso Deus não exige escravos para graça em Seu trono; Ele é o Senhor do império do amor e terá Seus servos vestidos com alegria. Os anjos de Deus O servem com cânticos, não com gemidos; um murmúrio ou um suspiro seria motim em suas fileiras. A obediência que não é voluntária é desobediência, pois o Senhor olha o coração, e se Ele vê servi-Lo por força, e não porque O amamos,  Ele irá rejeitar nossa oferta . Serviço aliado à plenitude da alegria é um serviço ao coração e, portanto, [serviço que é] verdadeiro."  

Você serve ao Senhor com alegria? É interessante mostrar às pessoas do mundo, que pensam que a nossa obediência a Deus é apenas uma escravidão, que servi-Lo é uma delícia para nós; é uma alegria! É nossa alegria provar que estamos servindo a um mestre bom e feliz. Confirme o quão maravilhoso Deus é por sua atitude quando você serve!  

Espero que estas considerações sejam boas palavras, pois o objetivo é estar compartilhando a esperança em todas as dificuldades. 

Servir ao Senhor com alegria é uma gloriosa ocupação!


Eu oro para que Deus use meus escritos para fortalecer corações, inspirar fé, reforçar as esperanças e glorificar o nome de jesus. Afinal, 2 Coríntios nos diz que Deus ama um doador alegre, e eu fico muito feliz quando pela graça de Deus posso encorajar alguém com a Palavra de Deus.



Adaptado:
https://www.joniandfriends.org/serve-god-with-gladness/?fbclid=IwAR1ezgaKe7n-xbON0DIB3LLKmX_tqB4y4sl4M1NFl90Rq36CQn61cVTkaCY

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Luz na Escuridão





Luz na Escuridão



Em nosso tempo nessa terra passamos por situações difíceis, escuras e que parecem sem solução, mas a palavra de Deus nos traz luz em seus conselhos:

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
6 Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Salmos 46.1-11)


Quando a luz rompe a escuridão, você sente uma sensação de alívio e calma. Sempre sou confortada pelas palavras do Salmo 46:10: "Aquietai-vos/Fique quieto e saiba que eu sou Deus." 

O salmo começa com essas palavras emocionantes: "Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente nos problemas". Então, o salmista lista esses problemas: terremotos, montanhas desmoronando, tufões rugindo, pagãos furiosos, reinos em revolta e guerras globais.

O Salmo 46 é na verdade um guia pelas “vastas desolações” da terra, não é um piquenique em um gramado bem cuidado. É por isso que amo as últimas palavras do Salmo 46: 

“Fique quieto e saiba que eu sou Deus. Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra!” 

Esse é um bom lembrete para mim e para você, enquanto vivemos nesta temporada, de tanto medo e incerteza. Com todas as manchetes em torno do COVID-19, podemos considerar uma praga que é mencionada entre as outras desolações descritas no Salmo 46! Mas Deus está dizendo que ele é exaltado acima de qualquer epidemia na terra.

No entanto, há mais a ser dito sobre o Salmo 46:10, repleto de sua serena e imponente chamada para “Fique quieto” diante do Senhor. Porque esse sentimento de quietude inspirada por Deus é uma luz na escuridão.

Já fiquei desorientada por um caminho desconhecido, de repente se tornou um lugar escuro, cheio de medo e incerteza. Onde eu estava? Onde está o caminho que eu deveria estar?! Por um momento, fiquei com medo. E então eu ouvi a voz familiar ecoando de volta no caminho. Nesse instante, meu medo desapareceu; eu sabia: fui encontrada.

Talvez você tenha tido uma experiência semelhante em um bosque escuro. Você segue uma trilha lateral, perde o rumo, faz uma pausa para olhar em volta e percebe que está perdido. Mas quando a luz rompe a escuridão, você sente uma sensação de alívio e calma. Você reconhece o ângulo dos raios do sol e se lembra para que lado fica o norte. Você sabe onde está tudo, porque sabe onde está o sol. Você segue esses raios e encontra seu caminho para a segurança.

Ou talvez suas memórias de tempos em uma floresta tenham sido muito mais agradáveis. Talvez uma nuvem momentaneamente sombreie seu caminho e obscureça seu entorno, mas então um fluxo de luz quente e brilhante surge, a visão o inspira e torna-se um convite acidental para adoração! É como se você tivesse tropeçado em sua própria catedral pessoal, onde pode levantar louvores a Deus.

Essa experiência de luz rompendo a escuridão é como a luz pode transformar um lugar escuro. E não é assim que Deus ilumina as trevas da sua incerteza? Ele quer ser seu refúgio e força nas lutas específicas de sua vida. Ele adapta perfeitamente Seu conforto e orientação às suas necessidades. E confio que você esteja experimentando a força e a presença reconfortante Dele no meio desta atual crise de saúde.

Você deseja encontrar uma fortaleza a salvo das turbulências ao seu redor? Medite na totalidade do Salmo 46. Use essa estação de protocolos de saúde, como distanciamento social e quarentena, para 'ficar sozinho com Deus', encontrar paz e tranqüilidade em Sua presença e ficar quieto diante do Deus Todo-Poderoso. Pois Ele é a sua Luz em qualquer momento de escuridão.




Adaptado:
https://www.joniandfriends.org/advice-from-psalm-46/?fbclid=IwAR34aTvVcbZiKh097tmjSf7eeKrGN3pigSRHB31eNs6T99RghleKl6Zk4

Cante Através do Sofrimento





Cante Através do Sofrimento

’'Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.  Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. 
A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. 
Pois tu tens sido minha ajuda, ó Senhor, e à sombra das tuas asas cantarei de alegria. 
A minha alma te segue de perto e a tua mão direita me sustenta". (Salmos 63:1-8)


Quando as pessoas me veem na cadeira de rodas e percebem meu sorriso persistente, ficam admiradas, porque minha situação de deficiência numa observação humana é motivo de tristeza. É claro que é a mão do Senhor que transforma o meu pranto em riso. A leitura da palavra de Deus na Bíblia sagrada e cantar louvores a Deus me ajudam a sorrir no meu caminho através do sofrimento. Ao longo dos anos, descobri que cantar não é uma opção para os seguidores de Cristo; é um comando. Não somos meramente convidados a cantar; Deus nos diz para cantar:

‘’A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.’’ (Colossenses 3:16)

‘’E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;''  (Efésios 5:18-20)

A quarentena devido às diretivas de permanência em casa por causa da pandemia do novo coronavírus, não muda minhas rotinas diárias, porém a situação de incapacidade fica emocionalmente mais desgastante. Uma coisa é sentar em uma cadeira de rodas ou deitar na cama à noite precisando de ajuda, mas COVID 19? Descobri que minha mente às vezes está tão dispersa que não consigo me concentrar em oração.

E é por isso que durante esse tempo pandemia estou cantando hinos espirituais. Quando minha alma cansada vacila, cantar é uma maneira de voltar minha alma para Deus. Especialmente quando a aflição tenta me arrastar na direção oposta. Quando minha mente está enevoada, ainda posso expressar minha confiança em Cristo através de hinos que conheço de cor. Se eu não sou capaz de falar meu louvor? Eu posso cantar meu louvor! Quando canto um hino, as palavras sábias - enriquecidas pelo meu sussurro de uma melodia - tornam-se meu sacrifício de louvor a Deus.

Quando seguimos o mandamento de Deus para cantar, recebemos a promessa de Colossenses 3:16. Temos a certeza de que a palavra de Cristo habitará em nós ricamente. As letras dos hinos geralmente nos ensinam sobre o caráter do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sentada na minha cadeira de rodas, cada estrofe de um hino pode se tornar um lembrete da fidelidade do meu Deus.

O sofrimento pode facilmente nos levar a caminhos de remorso, dúvida e medo. Especialmente durante uma pandemia como essa! Mas memorizar hinos de fé é uma maneira de aprender as grandes doutrinas cristãs nas quais minhas convicções se baseiam.

Quando estiver fraca, ''cantarei a tua força; Cantarei em voz alta o teu amor inabalável pela manhã. Pois tu foste para mim uma fortaleza e um refúgio nos meus dias de angústia. A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia.'' (Salmo 59.16,17). 

E quando meu sofrimento tenta me convencer de que sou incapaz de fazer qualquer coisa, sou ensinada. 
Muitos anos atrás, depois que do acidente que sofri, comecei a ter mais esperança na leitura da Bíblia, li em Tiago 5:13: “Alguém está alegre? Então deixe-o cantar louvores.’’ Deus havia se abaixado e me resgatado do pecado; por que eu não deveria cantar?! E assim, fico feliz em cantar seus louvores através das minhas dificuldades. Afinal, sirvo um Salvador cantador que, na noite em que foi traído; que, naquela hora sombria, quando enfrentou dor e sofrimento impensáveis, cantou um hino com seus amigos:

''E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.'' 
(Marcos 14:26).

No meio de tudo o que está acontecendo com o coronavírus está até difícil orar. Mas hinos podem se tornar minhas orações quando parece difícil encontrar palavras. Assim como Jesus na noite de sua traição, estou escolhendo cantar hinos durante esses tempos tênues.

Na sua hora mais sombria, Jesus Cristo foi à cruz cantando. Sou chamado a fazer o mesmo e diariamente pego minha cruz e o sigo:

''E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.''
 (Lucas 9:23).

Assim como chegamos e saímos do coronavírus, você e eu temos todos os motivos para sermos alegres em Cristo. Então, tome a jornada da cruz que nosso Pai nos designou; junte-se a mim no caminho manchado de sangue para o Calvário e cante ao seu Salvador. É a bela melodia que a Trindade gosta de ouvir!

A leitura diária da Bíblia deve se tornar uma parte valiosa no novo ritmo de nossos dias. Algo mais pode ser acrescentado ao ritmo do dia: muitos hinos. Não há nada mais reconfortante em uma crise nacional do que cantar o caminho do sofrimento. A leitura do Salmo 63 é uma bênção durante a quarentena, pois podemos dizer a Deus nesses tempos difíceis: 

“... na minha cama, lembro de ti; eu penso em você através das vigilias da noite. Pois tu tens sido minha ajuda, eu canto na sombra de suas asas. Eu me apego a ti; sua mão direita me sustenta.’’ (Salmos 63.6-8)


Guarde essas escrituras, bem como as palavras de hinos eternos em seu coração, para aquelas horas de descanso noturno na cama, quando você não consegue dormir. Deixe que a leitura da Bíblia e hinos que honram a Cristo o lembrem constantemente da fidelidade preciosa e permanente de Deus!

Espero que você seja renovado em espírito e mente para continuar perseverando por essas águas estranhas e desconhecidas. Regozijando-se em cada passo do caminho. Cante seu caminho através do sofrimento

Ore: 
- Pai, você é meu escudo contra o medo e a preocupação. Eu posso cantar na sombra de suas asas, porque sua fidelidade nunca falha. Ajude-me a lembrar disso no meio da noite.





''Todo o caminho que meu Salvador me guia, aplaude cada caminho sinuoso que eu trilho; dá-me graça para cada provação, alimenta-me do pão vivo. Quando minha alma cansada pode vacilar e a minha alma pode ter sede, jorrando da Rocha diante de mim, eis que uma fonte de alegria que vejo!'' AD.