"Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." (1Pedro 4.13)
Estar sempre alegre, sem olhar para as circunstâncias, é mandamento do Senhor para quem está em Cristo.
Ao desfrutar de bons tempos, louva a Deus e, mesmo quando o período é de adversidade, não se deixa levar pelo que lhe pode causar algum sofrimento ou um simples aborrecimento.
A felicidade do servo de Deus independe do tempo que esteja fazendo, pois tudo o que sofrer por amor ao seu Criador lhe será recompensado na eternidade.
Ao desfrutar de bons tempos, louva a Deus e, mesmo quando o período é de adversidade, não se deixa levar pelo que lhe pode causar algum sofrimento ou um simples aborrecimento.
A felicidade do servo de Deus independe do tempo que esteja fazendo, pois tudo o que sofrer por amor ao seu Criador lhe será recompensado na eternidade.
O cristão que conhece o plano divino sabe que pode ser
escolhido para passar por situações aparentemente desagradáveis. E não fugirá delas, pois
visa à recompensa que lhe será entregue por ter sofrido algum agravo por
amor ao Filho de Deus. Terá a mesma atitude de
Pedro e João que, ao serem açoitados por causa da Palavra, saíram felizes por
terem sofrido por causa da sua fé no Nome do Senhor
"E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo." (Atos 5.39-42)
Foi dito ao apóstolo Paulo que ele iria sofrer muito por amor a Jesus (At 9.16). O Senhor o usou de modo extraordinário como instrumento muito útil.
"Agora me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja." (Colossenses 1.24)
O salmista Asafe testemunha em meio ao seu sofrimento:
"Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho, e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfalecem, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre... Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos" (Sl 73.23-26, 28).
O mandamento é alegrar-se pelo
fato de ser participante das aflições do Senhor. Portanto, não fuja de nada que tenha de
padecer por causa da verdade. Se o discriminarem ou o ofenderem e, mentindo,
disserem algum mal contra você, alegre-se e exulte, pois seu galardão será
grande. Então, no grande Dia, quando o justo Juiz entregar-lhe a recompensa,
verá que valeu a pena o que tiver sofrido. Quem se alegrar agora também o fará
na eternidade.
"Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós." (Mateus 5.11-12)
O dia em que a glória de Deus
será revelada está chegando. Saiba que os que se acovardaram aqui e, para não
sofrerem por amor do Evangelho, traíram, mentiram ou agiram como tolos, haverão
de prantear, pois negaram o Senhor e Seu plano. Contudo, aqueles que forem
fiéis e sofrerem por causa da obra divina haverão de se alegrar e regozijar.
Para estes, a felicidade independe do que tenham de passar por aqui, pois o que
lhes interessa é estar ao lado do Pai.
Qual tem sido a sua atitude diante das adversidades? O que você pensa ao ser afrontado ou desprezado por fazer parte do povo santo? Os que conhecem o Senhor sabem que ruim seria se estivessem agradando aos perdidos.
"Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia." (João 15.19)
Como somos de Deus, o mundo não gosta de nós. Como somos de Deus, é natural que pecadores nos evitem ou nos persigam, pois quem os domina não quer perdê-los; porém, com sabedoria e o amor de Deus, nós os alcançaremos.
Muitos dos nossos sofrimentos são por causa dos nossos pecados. Deus quer que nos arrependamos e sejamos por Ele perdoados para uma vida nova na comunhão com o Pai Eterno; se sofrermos, que soframos em favor do bem de Cristo que há em nós.
Gostaria de acrescentar o que o reverendo Hernandes Dias Lopes escreveu:
ResponderExcluirÉ POSSÍVEL SER ALEGRE
“Alegrai-vos…”. Paulo não está sugerindo, pedindo, ou mesmo aconselhando, mas dando uma ordem imperativa. Ser alegre não é uma opção, é um mandamento. Não ser alegre é transgredir uma ordem de Deus. Se Deus manda, então é possível ser alegre. Um cristão triste é uma contradição de termos. Um cristão triste é uma negação do evangelho. O cristão é aquele que tirou os andrajos do espírito angustiado e vestiu-se com vestes de louvor. Ser cristão é celebrar a vida com entusiasmo, é viver uma vida maiúscula, é andar no reino da fé, é caminhar rumo à glória, é viver como cidadão do céu, como herdeiro de Deus!