“E
Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos,
multiplicai-vos,
enchei a terra e sujeita-a...”
(Gn 1.28)
A família é um dos temas que mais tem ocupado as páginas dos livros e jornais em todos os tempos. Mas, nunca como na atualidade, as investidas para desfazer a constituição da família como Deus criou, tem acontecido com tanta intensidade.
Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e ordenou a multiplicação. O casamento nasceu no céu, nasceu no coração de Deus. A família é a primeira instituição divina, precede à Igreja e ao Estado. Ela é a base de todas as outras instituições, a célula mãe da sociedade.
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une
à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24).
Podemos
observar nesse versículo que o casamento é heterossexual, fala de um homem
unindo-se à sua mulher; o casamento é monogâmico,
o homem deve deixar pai e mãe para unir-se à sua mulher e não às suas mulheres;
o casamento é monossomático, pois os dois tornam-se uma só carne.
O pecado entrou na família e adoeceu os relacionamentos. Nossos primeiros pais perderam a comunhão com Deus e se esconderam; perderam a comunhão conjugal e brotaram as acusações; perderam a paz interior e foram atormentados pela culpa. O casamento deixou de ser um jardim e tornou-se um deserto.
A família que se fundamenta em Deus, recebe os filhos como
herança de Deus, continua unida ao redor de uma mesa desfrutando do fruto do
seu trabalho e se multiplica, deixando para as gerações futuras uma
descendência santa. Salmos 128
O homem feliz é aquele que investe em sua família e cultiva
relacionamentos profundos dentro do lar, teme ao Senhor e vê sua esposa como
uma oliveira frutífera e seus filhos como rebentos ao redor da mesa.
Desde o tempo de Adão até hoje a família necessita de um milagre, ou seja, uma ação restauradora de Deus. A família precisa da presença poderosa de Jesus e dos seus milagres extraordinários desde o momento de sua formação. Como isso não tem sido buscado, há muitas famílias em crise. Os cônjuges não se entendem, os filhos não respeitam os pais, o carinho já se foi e as adversidades tomam conta. As palavras de carinho se transformam em impiedosas acusações ou em silêncio gelado.
A família em vez de ser um reduto de segurança e amor, tem se transformado na arena das disputas mais acirradas, das mágoas mais profundas e do desprezo mais cruel. A família tem sido bombardeada nas casas de leis e nas ruas e mortíferos torpedos têm sido lançados sobre a família para desconstruí-la.
Não há felicidade verdadeira sem a bem-aventurança da família. É impossível construir nossa felicidade pessoal sobre os escombros da família, pois não podemos nutrir nossa alegria com a tristeza da nossa casa.
Nunca desista da sua família. Faça como Davi, que ao ver sua
família nas mãos dos inimigos, chorou e se angustiou, mas orou, lutou e a tomou
de volta.
O maior patrimônio que possuímos é a nossa família. Um casamento feliz vale mais do que fortunas e uma família unida vale mais do que as riquezas. A herança do Senhor não são coisas, mas os filhos. Por isso, o maior investimento que podemos fazer para o futuro é valorizar nossa família.
A ciência, a riqueza, a religião, o dinheiro, o sucesso, a
fama, os prazeres e os troféus conquistados na terra não podem salvar sua
família das tragédias. Jesus é a única solução para a família.
O maior investimento a ser feito é na família, pois nenhum sucesso profissional ou financeiro compensa o fracasso do seu casamento. Nenhuma aventura compensa a perda dos filhos. Por isso lute, chore e ore pela sua família.
O maior investimento a ser feito é na família, pois nenhum sucesso profissional ou financeiro compensa o fracasso do seu casamento. Nenhuma aventura compensa a perda dos filhos. Por isso lute, chore e ore pela sua família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário