terça-feira, 8 de setembro de 2015

O Luto Dói





O Luto Dói




“ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11.25)


A morte dói. Talvez um gosto de inferno. A palavra de Deus nos diz que o salário do pecado é a morte. Deus pode estar querendo lembrar-nos de que o pecado nos teria ganho, se não tivesse sido por Cristo. 

É muito triste e doloroso perder um ente querido. Não é fácil ser privado do convívio de alguém que amamos. Não é fácil enterrar um ente querido ou um amigo, temos a impressão de que Deus está desperdiçando talentos ao levar para Si pessoas com tanto potencial. 

O luto é a dor mais aguda que aflige a nossa alma e não existe nenhuma família que escape desse drama. Mas isso não é o fim. Para aqueles que têm o Senhor Jesus Cristo no coração, não há morte permanente.

É importante lembrar que Deus também experimentou a dor da perda na morte do seu filho Jesus. Ele sabe o que é sofrer. Por isso: 

“Ele fica perto dos que estão desanimados e salva os que perderam a esperança. (Salmos 34.18). 

E há consolo para os que choram. Jesus já venceu a morte. Agora a morte não tem mais a última palavra, pois Jesus é a ressurreição e a vida. 

Somos criados com alma, por isso, é normal sofrermos a dor da perda. Deus sabe disso e enviou a nós o Espírito Santo, consolador. 

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14.16) 

Ele está perto de nós, chorando conosco, e intercedendo ao Pai por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8.26).

Agora, choramos a dor da saudade, mas não o sentimento da perda. Quando enterramos nossos mortos, sabemos que eles estarão com Cristo. 

Os mortos não voltam. A palavra de Deus é clara: 

“E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso o Juízo,” (Hebreus 9.27). 

A ressurreição de Jesus é o principal fundamento do cristianismo. Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria nossa fé (1 Coríntios 15.17). Mas Ele está vivo (Lucas 24.6). E seu retorno dos mortos se torna esperança para todos nós que cremos em Seu nome. Para os filhos de Deus morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor. É partir para estar com Cristo.

Era essa confiança que alimentava a fé dos primeiros cristãos. Quando recordavam da ressurreição de Jesus e do seu túmulo vazio, sua fé nas promessas de Deus era renovada, e eles encontravam forças para suportar qualquer provação e anunciar o evangelho a toda criatura! Será que o túmulo vazio encoraja você a prosseguir em sua fé?

Em Jesus há abundante vida. Nem a morte é capaz de afastar aqueles que estão nele. A morte do corpo é somente o começo da vida eterna. Ainda que tenhamos que passar pelo vale da sombra da morte um dia, sabemos que até mesmo lá o Senhor estará conosco e, após passarmos pelo vale, 

“Deus limpará de nossos olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. (Apocalipse 21:4)

Que Deus nos dê a certeza de que morrer é estar em Cristo. E a divina esperança que voltaremos a nos encontrar com nossos entes queridos. Por isso receba o conforto e a paz de Deus!


Quando um ente querido morre, deve ser um despertador para nós, advertindo-nos: "Acorde! Examine-se!" Você já está em paz com Deus? 

Quando um desastre natural mata muitos, o alarme deve soar mais alto. Eu não posso dizer o que Deus tem em mente com mortes prematuras, mas eu posso dizer que estamos todos indo para a sepultura, alguns de nós mais cedo do que outros. E isso deve fazer-nos sentar e tomar nota: o que temos feito por Jesus? Estaremos prontos? Pense sobre isso hoje. Você está pronto? Como você pode ajudar a preparar um ente querido ou um amigo que está enfrentando a morte?

Ore: 
- Deus Todo-Poderoso, ajuda-me a compreender quão breve são os nossos dias, e ter um senso de urgência para compartilhar o evangelho com amigos e entes queridos que não conhecem Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário