terça-feira, 6 de maio de 2014

A Missão de Mãe







A Missão de Mãe




“Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso.” (1Timóteo 2:15)






O destaque bíblico ao papel de mãe demonstra-o como uma das funções mais importante a ser desempenhada na vida. 

O amor de Deus é representado simbolicamente pelo amor de mãe:  

“ ... Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadece do filho do seu ventre? Mas ainda que essa viesse esquecer-se dele, eu, todavia , não me esqueceria de ti” (Isaías 49:14,15)

A mulher sábia edifica sua casa, edifica nações, passando valores e ensinos aos seus filhos, que ficarão marcados na mente e na vida daqueles que um dia crescerão e farão a historia do mundo.

"Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" (Provérbios 22:6)

Entre as mães mencionadas na Bíblia encontramos uma mulher chamada Rispa. Ela é apresentada como a mãe modelo que entendeu e aceitou a missão de ser mãe e, mesmo em face ao sofrimento, não abandonou seus filhos nem quando morreram; passando aproximadamente seis meses enxotando as aves de rapina para que não comessem os corpos de seus dois filhos expostos na terra.
O ato de amor extremo de Rispa pelos seus filhos comove o Rei dos Reis, o Senhor Todo Poderoso, mandando chuva na terra num tempo de seca, e comove o coração do rei Davi, dando dignidade aqueles filhos, concedendo que fossem enterrados junto a seu pai nas sepulturas dos reis de Israel. (2 Samuel 21:8-14).
O amor de Deus por seus filhos é semelhante ao de Rispa que é levado ao extremo. O filho unigênito do Pai foi crucificado por amor aos pecadores. Jesus morreu para que a terra fosse abençoada com salvação. Portanto, nunca desista de seus filhos, eles precisam de você em todas as horas, principalmente quando a vida apresenta suas dificuldades.       
Rispa é o símbolo da mãe persistente, despojada e lutadora que, movida pelo amor de mãe, ao sentir seus filhos arrancados de seus braços, decide lutar para protegê-los, mesmo na morte,  não se deixando vencer, nem dando prazer às bestas feras.     
Sua atitude é um exemplo às nações da expressão do amor sacrificial. Era como se dissesse: por vocês, meus filhos, jamais deixarei que as aves de rapina consumam seus corpos ainda que estejam mortos.     
Quais são as aves de rapina que tentam destruir nossos filhos: vícios, prostituição, namoros libertinos, vida libertina, rebeldia, más companhias, ...?
Infelizmente muitos pais abandonam seus filhos ainda vivos, deixando-os para serem dilacerados pelas bestas feras desta vida.

A mãe que cumpre sua missão será sempre lembrada em suas virtudes. Não é abandonada na velhice. Não será esquecida nem quando morrer. Será sempre amada. Seu caráter estará evidente em seus filhos e na sua posteridade. Deus a honrará como honrou a Rispa.
Com certeza a mãe verá o fruto de seu trabalho, da noite mal dormida, das lágrimas escorridas, daquele filho que se foi sem dar notícia; Deus mostrará os frutos de suas orações, dizendo:  “Filha nem tudo está perdido, vi tuas lágrimas e acolhi tuas orações, vede os frutos de tuas orações e de teu labor.”

A nação de Israel pode contemplar através de Rispa até que ponto o amor de uma mãe pode ser medido e as nações puderam conhecer o amor sem igual de Deus por essa humanidade, na morte salvadora de Jesus.  
Deus abençoe a cada mãe para que, compreendendo a sua missão na terra, nunca desfaleçam, nunca desistam, nunca desanimem, pois estarão plantando uma semente, regando com amor, paciência e oração.

Parabéns a todas as mães!

Um comentário: