quinta-feira, 8 de maio de 2014

Família, Fundamento para a Salvação







Família, Fundamento para a Salvação



"... e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus."
 (2Timóteo 3.15)

Antes de ser o fundamento, a família precisa ser edificada sobre o fundamento certo. Por isso, a Escritura diz: 
“... se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1). 
Deus não é apenas o idealizador da família; é, também, seu fundamento. A maior necessidade da família é da presença de Deus. 
A família é o palco onde se desenrolam os grandes acontecimentos da vida. A Bíblia relata que Timóteo nasceu num lar piedoso. Recebeu desde a infância a instrução das Escrituras. A fé genuína habitou em sua avó Lóide e também em sua mãe Eunice e foi transmitida a Timóteo. Esse conhecimento da verdade tornou-o sábio para a salvação.
Mais tarde, Timóteo conhece o apóstolo Paulo e torna-se seu filho na fé, discípulo e companheiro de viagens.
Paulo disse que Timóteo transcendeu a todos os outros cooperadores, porque ninguém havia como ele, que cuidasse dos interesses de Cristo e da igreja.

Paulo proferiu esta orientação ao seu filho na fé, o jovem Timóteo:

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2Timóteo 3.1-17)

Ao lermos esta orientação notamos que ela se faz presente e necessária para os nossos dias. 
Nós temos carecido de homens com disposição de convidar àqueles que se encontram a sua volta para olharem para o próprio exemplo de vida. Nos encontramos deficitários em nossas relações pessoais, na vida pública, nas práticas do dia a dia e até mesmo no convívio familiar.
Mas a orientação de Paulo é para que olhemos para as nossas raízes também, raízes estas que estão arraigadas a estrutura que sustenta e fornece padrões, padrões que ressaltam a vivência cotidiana dos nossos dias e que nos capacitam para enfrentar as mudanças impostas pela sociedade decaída dos nosso dias. E esta estrutura que sustenta e fornece padrões, jamais deixaria de ser a Palavra de Deus.
Não temos como e não devemos abandoná-la, pois fomos criados pelo Seu autor, ela é o nosso Manual de Vida, se fugirmos desta realidade é certo que teremos, problemas como os que foram previstos pelo apóstolo Paulo. Sejamos firmes e abundantes nesta graça que Deus nos concedeu!

A criação de Timóteo confirma a verdade das Escrituras: 

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22.6). 

A herança espiritual que Timóteo recebeu na infância produziu abundante retorno na juventude e grande colheita para o reino de Deus ao longo da história.
O único fundamento seguro para se edificar uma famlia é o próprio Deus. Os outros fundamentos são frágeis e não suportam as tempestades da vida. É como edificar uma casa sobre a areia. Quando caem as chuvas no telhado, quando sopram os vento na parede e quando batem os rios no alicerce, a casa cai e é grande a sua ruína. (Mateus 7.24-27) 
É necessário conhecer a Deus e edificar sua casa sobre Ele. É tempo de você fazer de Deus o fundamento de sua vida e de sua família!

Se você não tem uma família nessa terra, Deus lhe convida para fazer parte da família dos Seus filhos através de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário