terça-feira, 8 de julho de 2014

Coração de Pedra



   

           Coração de Pedra 




''E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne, para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e Eu lhes serei por Deus." (Ezequiel 11.19-20)



 “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” (Ezequiel 36:26)
       
Falando ao povo através do profeta Ezequiel, o Senhor Deus anuncia regeneração no coração dos cativos na sua volta da servidão de setenta anos em Babilônia ( 597 a.C.), promete a reunificação da nação e a troca do coração duro e cheio de pecados do povo que resgatou do Egito através de Moisés.  

Trazendo para os nossos dias estamos apresentando uma passagem da Bíblia que fala do novo nascimento, quando recebemos um novo espírito e um novo coração. O coração de pedra representa a incredulidade; e o coração de carne representa o crente fiel e obediente.
Vivemos em uma geração endurecida em seu coração. Poucos têm conhecimento da existência da doença maligna tratada na Bíblia como “pedra no coração”. É assim que o profeta Ezequiel diagnosticou a enfermidade do povo de Deus em seus dias. Eles estavam sofrendo dessa terrível moléstia, pedra no coração, ou antes, um coração de pedra.
Quem está acometido deste mal na maioria das vezes não admite, mesmo que o diagnóstico seja preciso e que todos os exames recomendem um tratamento de choque.
A insensibilidade diante da gravidade do pecado é uma característica de nossa geração.
A Palavra de Deus é o alimento indispensável para a alma e para o coração, porém para o homem com coração de pedra, a Bíblia é mais um livro no mercado editorial. Não atenta para a sua ienta para a sua importância. Esquece-se das maravilhosas palavras do Senhor Jesus quando diz: 
"Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22: 29). 

Desprezam-na não percebendo que ela é a única forma de nós permanecermos firmes servindo ao Senhor.
Outro sintoma do coração de pedra é ir prorrogando o dia de sua salvação. Lemos: 

"Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações" 
(Hebreus 3.7,8). 

Falta o entendimento e o temor de Deus, pois o coração de pedra não atenta para o tempo que passa. Ele ignora que cada minuto sem Jesus é um crime contra a própria alma.
O coração humano é normalmente dividido entre a vontade de fazer o que é certo e o desejo de praticar o que é errado. Quando Deus invade nosso ser nosso coração deixa de ser dividido, pois a transformação faz com que declaremos nossa fidelidade a Deus.
Deus nos faz mais parecidos com Ele a medida em que nos torna mais próximos do propósito para o qual fomos criados. Nosso coração humano deve palpitar amor pelos nossos semelhantes humanos. Nosso coração de carne foi feito para amar gente de carne e osso como nós. Sem isso, ninguém pode amar a Deus. 
Não é por acaso que o título que Jesus usava para si mesmo era "Filho do Homem". Não é na divindade que a revelação de Deus ao homem comove e transforma, mas sim na humanidade. Quando Deus se fez homem, viveu em plenitude como homem e venceu o mal como homem, ali se realizou o plano divino. 
O coração de carne não é um coração de pedra. Ao escolher amar as pessoas de carne e osso, esse coração escolhe não amar a matéria feita de pedra, de cimento, de minério, de aço ou de ferro. Enquanto os corações de pedra se petrificam cada vez mais no materialismo frio, amando carros e construções, idolatrando deuses feitos "de pedra", o coração de carne prioriza o ser, dignifica a vida, ama o próximo.

Este é o caminho para que sejamos considerados povo de Deus. É nessa transformação de coração e espírito que o Deus Eterno se torna o nosso Deus.

Observando Ezequiel 36: 24-38 vemos que quando Deus muda nossos corações, Ele nos tira das trevas, Ele nos atrai para para Si próprio, nos purifica com a sua Palavra. A Palavra de Deus é o maior instrumento para quebrantar corações endurecidos.

"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?". 
(Jeremias 23:28-29)

Não há coração de pedra que não possa ser quebrantado pela água pura da Palavra de Deus de Deus.
Deus gera em nós um coração novo e um espírito novo. Deus muda nossas motivações, muda a nossa maneira de vermos a nós mesmos. Derrama sobre nós o vinho novo. É uma unção nova, que nos faz avançar.
Quando as nossas convicções são mais fortes do que a Palavra que o Senhor deseja implantar em nós, nosso coração se torna endurecido. Então a Palavra não encontra lugar em nossos corações, porque ele se endureceu em suas convicções. 


Como servos do Senhor somos chamados por Ele a quebrantarmos o nosso coração. Abandonar nossas convicções, que muitas vezes nos afastam e que são verdadeiros argumentos do inferno para nos enfraquecer e nos dividir. 

As promessas de Deus são fonte de encorajamento para caminharmos nEle como vencedores. Ele nos livrará das nossas imundícias. Quando Deus muda nosso coração Ele envia sobre nós prosperidade. Ele repreende a fome e a miséria. Prometendo o trigo, árvores frutíferas, retirando a vergonha e a humilhação. Ele nos conduzirá ao arrependimento.

► O maior clamor que podemos fazer por nossa cidade é deixar o Senhor mudar nosso coração, quando o Senhor muda o nosso coração Ele alcança nossa cidade.

Todo território que o Senhor nos der será frutífero, ainda em terras antigamente assoladas serão feitas como o Jardim do Éden. Isso servirá de testemunho a todos que estiverem ao nosso redor. 
O Senhor multiplicará como um rebanho. Esse rebanho será santificado. Todos saberão que Deus é o Senhor.
O Senhor nos dará provas reais de que Ele é fiel para cumprir tudo que nos prometeu. Se mudarmos nosso coração Ele poderá fazer tudo isso em nós. 
Quando Deus muda dentro, tudo muda por fora também!
Deixe Ele mudar seu coração!  

"O Senhor nos dá um coração novo!" Os desejos do nosso coração nunca mais serão os mesmos! 
"e porei dentro de vós espírito novo;" 
Trata-se do Espírito Santo que nos ensina todas as coisas e nos convence do pecado para que saibamos quais são as coisas de Deus e quais são as do mundo! 
"tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne." 
Nosso coração será semelhante ao do Senhor, pois onde havia intrigas haverá misericórdia, onde havia orgulho haverá humildade, onde havia ambição haverá caridade. 
Só um coração de carne pulsa por Deus e pelo próximo, um coração de pedra se limita a rejeitar o Espírito de Deus porque não o conheceu! 

Com certeza é uma passagem linda onde está contida a conversão do homem ao Senhor. Aqui nasce o novo homem, nova criatura em Cristo Jesus, por obra do Espírito Santo, prometido do Pai e enviado por Jesus em Pentecostes e a todo aquele que crer e O receber!

Ore: Pai celestial, muito obrigado porque meu coração pode ser mudado através do sacrifício de Jesus, o verdadeiro Deus vivo e eterno nos céus. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro dele o Teu Espírito inabalável. Dá-me a alegria da Tua salvação e recebe o meu louvor. Em nome de Jesus, Amém.

4 comentários:

  1. Se nosso coração fosse voltado integralmente a Deus e sua palavra, nossa vida seria transformada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,por este ensino tão maravilhoso. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. Amei demais! Vou falar sobre isso na minha célula!

    ResponderExcluir