segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Aos Pais




Aos Pais

 Aprouve ao Senhor unir um homem e uma mulher para que dessa união nós viéssemos a existir.  
O Salmo 139:14-16 mostra o posicionamento divino quanto ao nosso nascimento quando afirma: 

"Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia".  

O Senhor é o maior interessado em nossas vidas e Ele vela por nossas almas desde antes de sermos realmente formados como pessoa, portanto Ele é nosso Pai.  Mas para nascermos nessa terra temos um pai humano de quem nos tornamos filhos.
A palavra de Deus ordena aos filhos: 

"Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo." (Efesios 6.1). 

O que compete aos filhos é honrá-los, pois serão bem sucedidos neste mundo e ainda terão longa vida. Porém, alguns não tem boas memórias dos pais, alguns tiveram pais violentos, abusivos ou rudes, outros nem conheceram seus pais ou, se conheceram, foi muito pouco tempo. 
Para alguns o dia dos pais, ao invés de ser um dia de comemoração e alegria, é um dia de tristes lembranças. Para outros é um dia triste, porque, apesar de ter tido um pai que foi bom e amado, ele já partiu deste mundo.
Graças a Deus, alguns têm boas lembranças de seus pais e eles podem comemorar este dia especial. Eu me enquadro com estes, pois conheci, convivi e tenho boas lembranças de meu pai terreno.
Meu pai não pode evitar os acontecimentos de minha vida, mas sempre esteve comigo fazendo todo o possível a um ser humano para que eu pudesse estar bem. 
Muitos anos passaram desde o meu nascimento, mas mesmo depois de tantos anos eu olho meu pai e sinto o que eu sentia quando era criança e adolescente ao vê-lo do meu lado, pois eu tenho o amor de um pai sempre presente. 

Eu sou grata a Deus pelo meu pai, pois por causa dele eu posso entender o amor e cuidado de Deus para comigo. Deus não evitou os acontecimentos da minha vida, mas é um Pai que nunca me abandonou e Ele faz isso com todos. 
Gostaria de dizer que até a tristeza de alguns que não têm boas memórias dos seus pais, ou que sentem uma enorme saudade do pai que já partiu desta vida, podem se alegrar em Deus. 
Por melhor que o pai seja, um dia ele será vencido pela morte. Mas Deus não morre, Ele não vai embora. Apesar das experiências que possamos ter nesta vida Ele nunca nos abandonou. Deus está conosco, cuidando, protegendo, nos guiando pelo Seu Espírito e pela Sua Palavra. 
Deus está mais presente do que qualquer pai biológico poderia estar. Ele é o nosso verdadeiro Pai que merece o louvor de um coração sincero e grato por tudo que Ele tem feito em nossa vida.  Um dia até o melhor dos pais desta vida deixará de lhe ajudar como pai. Mas Deus não morre, ele não vai embora. Ele não esquece, e, mesmo que a luta seja longa, Ele derrota qualquer inimigo. 

"... a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de  Deus, aos que creem no seu nome;" (João 1.12)

Você tem um pai que sempre lhe amou. Apesar das experiências que teve nesta vida você tem um pai que nunca lhe abandonou, você tem um pai  que, desde antes do seu nascimento, tem trabalhado e operado para que você tivesse toda a felicidade possível a um ser humano. Este pai é o nosso Deus.
Deus está conosco, cuidando, protegendo, nos guiando pelo seu Espírito, pela Palavra. Deus está mais presente do que qualquer pai biológico poderia estar. Ele é o nosso verdadeiro Pai. Dê o louvor de um coração sincero e grato por tudo que Ele tem feito na sua vida. 
Aos pais podemos dizer que os filhos olharão e seguirão mais as suas atitudes que as suas palavras, por isso, deixe marcas que possam ser seguidas por aqueles que são parte de você.   
Pais íntegros, justos, amáveis, sinceros, honestos e tementes a Deus, serão amados e respeitados por seus filhos. Seja um desses. Ame a Deus. Ame seus filhos. Ame toda a sua família.
O pai terreno, seja ele branco, negro, mulato, índio, rico ou pobre, com recursos ou sem recursos, morando numa mansão ou numa casinha rudimentar, pós-graduado ou apenas com o primário ou mesmo analfabeto…ele é a pessoa neste mundo, cujo Senhor confiou a tarefa de fornecer a “matéria-prima” para sua existência, portanto, o valorize por tal ato de bravura. 
O que compete aos filhos é honrá-los, pois se tal acontecer, serão bem sucedidos neste mundo e ainda terão longa vida. A obediência a este mandamento vai proporcionar Deus se revelar como Pai de modo que tudo o que esperamos de nossos pais terrenos e eles falharam, Deus suprirá numa boa medida, recalcada, sacudida e transbordante e jamais falhará.
Só mesmo honrando aos pais terrenos (independente de quem ou como são) e sendo fiel ao Senhor, para permitir que Ele se revele a nós como Pai, pois, se Ele foi o primeiro a nos acompanhar nessa jornada terrena (Salmo 139), igualmente nos propiciará companhia de um paizão que espera um dia nos reencontrar lá na glória!
Quero homenagear ao meu pai e a todos os pais.

"Pai, aqui na terra tu és nosso todos os dias, tu és a imagem e semelhança do Pai que vive lá no céu. Com teu exemplo aprendi as maravilhas do certo e os enganos contidos nos erros. Com teu amor e dedicação eu aprendi a amar e aprendi a ver o mundo tal como ele é e diferenciar os caminhos que levam a felicidade daqueles que levam à perdição. 
Pai! Que Deus o cubra com o Seu poder, com Seu amor, com a Sua misericórdia, ensinando-o a ser sábio prudente, compreensivo, amoroso, justo e fiel, pois teu exemplo para mim é a viva manifestação da existência de um Deus que acima de tudo ama seus filhos, mas impões limites para que não nos entreguemos às tentações que nos afastam de seu reino. 
Ao bom Deus que é Pai, peço que abençoe a esse bom homem que é teu filho, mas que também é meu Pai. Que Deus o abençoe e o mantenha sempre em seu papel de pai terreno e firme na fé no Pai celestial. Amém. (Luis Alves) 
Eu te amo muito, pai!                                                  Parabéns! Hoje é teu dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário