quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A Ovelha Perdida



A Ovelha Perdida

A parábola da ovelha perdida revela a compaixão de Jesus para com os pecadores, e seu desejo de salvar os nossos entes queridos que ainda não conhecem Cristo.

Em Lucas 15, Jesus diz isto:

"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se". 


O pastor amava as noventa e nove ovelhas, mas seu coração estava com a ovelha perdida. Quando ele finalmente a encontra, carrega-a em seus ombros e leva-a para casa. Ele chamou os seus amigos e vizinhos para que eles também pudessem se alegrar com ele. O pastor tinha um bom motivo para comemorar. O perdido tinha sido encontrado.
Que imagem de Deus! A maioria das pessoas pode se relacionar ou compreender um Deus que perdoa os pecadores que se arrastam a Ele e pedem misericórdia. As pessoas podem facilmente imaginar um Deus que faz rebeldes rastejar no chão e implorar por perdão.
Um Deus assim, podemos entender, mas um Deus que procura os pecadores, a fim de perdoá-los? Um Deus que procura com urgência rebeldes, a fim de salvá-los? Um Deus que daria sua vida por Seus inimigos? Como é surpreendente! E explica por que temos uma dificuldade relativa em entender um Deus assim. Não podemos reduzi-lo a nossa lógica. Ela não se encaixa no padrão de moldes de "Deus".
Mas a parábola da ovelha perdida quebra o molde! Afinal de contas, deixar noventa e nove ovelhas em um campo aberto não é a maneira de executar um negócio de ovelhas bem sucedido. O resultado mais provável de sair correndo para encontrar uma ovelha perdida seria perder as noventa e nove, certo? Mas esse é o ponto. O nosso grande Deus atira o raciocínio humano para o vento. Ele quebra o molde. Ele não vai permitir-nos relacionar com Ele através da nossa lógica. 
O nosso Bom Pastor deixar sua grande rebanho para não perder um só pecador mostra a abundância de Seu cuidado para com o pecador. Tudo o que posso dizer, amigo, continue orando para os que não conhecem a Cristo ainda. Deus está do seu lado com essas orações. Ao encontrar o perdido Ele o leva sobre os seus ombros, mostrando a abundância da sua ternura. Esta parábola nos mostra o quanto Deus cuida de um perdido que você ama. 
Assim também outras parábolas de Jesus destacam a compaixão de Deus pelos perdidos. Por isso, continuem orando por esse amigo ou parente que ainda não conhece a Cristo, e por favor lembre-se que o Espírito Santo está se movendo sobre as asas de suas orações, e o pastor está lá fora e ele está procurando o seu ente querido perdido. 


Baseado no devocional Joni Eareckson Tada

Nenhum comentário:

Postar um comentário