segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A Salvação É só pela Graça




 A Salvação É só pela Graça

No mês de outubro estamos comemorando o aniversário da reforma de Martinho Lutero, chamada reforma protestante.

Martinho Lutero foi um padre alemão no final dos anos 1400; ele também foi professor de teologia na Igreja Católica. Então ele realmente conhecia a Bíblia. E através de seus estudos, ele veio a discordar da visão católica sobre vários ensinamentos. Como a venda da salvação através de indulgências. 

Lutero queria reformar a Igreja Católica e então Ele propôs uma discussão acadêmica sobre 95 tópicos controversos. Para manter a conversa, 500 anos atrás, no dia 30 de outubro, Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da igreja em Wittenberg, na Alemanha.
O Papa não gostou disso e, por isso, Martinho Lutero foi excomungado. Na verdade, ele foi feito fora da lei. E foi isso que começou a Reforma. 

O ponto marcante foi a leitura e compreensão deste versículo: 

"Mas o justo viverá pela fé." (Romanos 1.17)

Outros líderes cristãos como Lutero concordaram com ele. Eles concordaram que a salvação não foi obtida por boas obras, mas foi o dom gratuito da graça de Deus através da fé de um crente em Jesus. As obras são dever do salvo e não a razão da salvação. 

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2.8)

A teologia de Lutero também desafiou a autoridade do Papa proclamando que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelado. Lutero traduziu a Bíblia e sua tradução da Bíblia para a linguagem comum do povo tornou a Palavra de Deus acessível aos seguidores do dia a dia de Cristo. Essa foi outra coisa que realmente abalou o Papa e a Igreja Católica.  

Os 5 fundamentos da reforma: Só a fé, só Cristo, só a graça, só a escritura e somente a Deus a glória.

Veja o que aconteceu como resultado do corajoso ato Lutero contra a falsa doutrina. Ele não queria que seus seguidores fossem chamados luteranos (como muitos eram). Ele queria que fossem conhecidos como evangélicos, como cristãos. 

E veja o que Deus fez através da Reforma. O Evangelho está chegando por todo o mundo; os crentes estão comemorando a incrível graça do dom de salvação de Deus. É livre para todos que abraçarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A salvação não é apenas para aqueles que se juntam a uma certa igreja, ou prestam homenagem a certos líderes, ou seguem as regras e regulamentos da igreja. 

A salvação é apenas para aqueles que são pecadores; para aqueles que, como nós, sabem que estamos completamente perdidos e nos dirigimos para o inferno sem Cristo. Para aqueles que sabem que nossos corações são enganosos e perversos acima de todas as coisas e em constante necessidade de resgate.

A reforma continua sendo necessária na igreja e nas nossas vidas. Para reformar é só pela graça através de Jesus. Ele reforma a todos e quer reformar você também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário