segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Vencendo a Ansiedade



 





Vencendo a Ansiedade


‘’Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.’’ (Filipenses 4.6)




Eu não me considero uma pessoa muito ansiosa. Mas ocasionalmente, quando olho para o futuro, posso sentir a ansiedade roendo nas bordas do meu coração. É apenas uma dica, apenas um sussurro, mas eu sei que a ansiedade está lá. A ansiedade produz pensamentos como: "Você acha que será fácil? Você apenas espere até que fique um pouco mais velha." E outros pensamentos como: "E se algo acontecer a sua mãe? Ela é sua principal cuidadora. Como você vai gerenciar sem ela?" 

A ansiedade é comum a qualquer pessoa, mas os cristãos devem fazer tudo que podem para torná-la incomum. Para o seguidor de Jesus, a ansiedade não deve ser um modo de vida. E nós batalhamos, agarrando-nos às promessas de Deus. A melhor maneira de superar pensamentos ansiosos é se colocar em pé sobre as promessas de Deus. Há muitos versículos úteis sobre ansiedade.

Por exemplo, é muito perigoso para mim ficar resfriada, especialmente na estação fria por causa de meus pulmões tetraplégicos, que são muito fracos. Então, assim que sinto que estou ficando ansiosa por estar doente, eu combato o meu medo com a promessa do Salmo 34.19: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas elas." E se acontece que adoeço, então tomo a promessa de Romanos 5.3-4, sabendo que "o sofrimento produz resistência e a resistência produz experiência, e a experiência produz esperança". 

Quando me sinto ansiosa por envelhecer, eu combato essa ansiedade com a promessa de Isaías 46.4, onde Deus diz: "Eu serei o mesmo até sua velhice, e eu vou te carregar quando tiveres cabelos brancos. Porque eu te fiz, e eu te levarei, eu te trarei e te livrarei."

E sobre o sustento? Mateus 6 fala de não ficar ansioso quanto ao que comer ou vestir e mostra Deus alimentando pássaros e vestindo lírios. Devemos bucar Seu reino. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
Quando fico ansiosa quanto a decisões que preciso tomar a respeito do futuro, luto contra a incredulidade com a promessa: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (Salmo 32.8).
Quando fico ansiosa pelo bem-estar daqueles que amo, luto contra a incredulidade com a promessa de que se eu, sendo mau, sei dar boas coisas aos meus filhos, quanto mais o “Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.11).
Eu também posso estar ansiosa sobre as coisas que eu constantemente preciso deixar ir, coisas que eu preciso morrer. E quando eu sinto ansiedade começar a subir, eu batalho com a promessa de que "Nenhum de nós vive para si mesmo, e nenhum de nós morre para si mesmo. Pois, se vivemos, vivemos para o Senhor e, se morrermos, morreremos para o Senhor. " (Romanos 14.7-8) 
Então, quando a situação está muito difícil e só sinto vontade de jogar a toalha, luto com aqueles pensamentos ansiosos com a promessa de que "Aquele que iniciou uma boa obra em mim, o fará terminar no dia de Jesus Cristo." (Filipenses 1.6)
Quando fico ansiosa por não ver resultado ao pregar a palavra de Deus, luto contra a incredulidade com a promessa de Isaías 55.11: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”.
Quando fico ansiosa por ser fraca demais para fazer meu trabalho, luto contra a incredulidade com a promessa de Cristo: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12.9).
Quando fico ansiosa por enfrentar adversários, luto contra a incredulidade com a promessa: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31).
Há  tantas coisas pelas quais poderíamos lutar neste mundo; tantas pessoas com quem poderíamos lutar. Mas, como diz o Dr. John Piper: "Façamos a guerra, não com outras pessoas, mas com nossa própria incredulidade. É a raiz da ansiedade, que, por sua vez, é a raiz de tantos outros pecados."

Precisamos constantemente lembrar nosso espírito, instruir nossos corações e fortalecer nossa fé nas promessas de Deus. Então lute a boa luta - seja qual for a deficiência que você está enfrentando; batalhe e mantenha seu escudo da fé hoje. Mate esses pensamentos ansiosos com a espada do Espírito; isto é, as promessas de Deus. É o que torna a luta boa para os cristãos. As promessas da Bíblia ajudam você a superar a ansiedade e o medo. 

Senhor, minha carne é fraca e você conhece bem. Agradeço-lhe que você sabe como é viver com essa carne. E agradeço-lhe que esse conhecimento canalize sua misericórdia para comigo, uma pecadora salva pela graça.

Adaptado:
joniandfriends.org/radio 
John Piper. © Desiring God – Solid Joys

Nenhum comentário:

Postar um comentário