sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A Beleza do Frio

Resultado de imagem para fotos de flores no inverno





A Beleza do Frio

"Foi bom para eu ser afligido para que eu possa aprender seus decretos." - Salmo 119: 71

Moro numa cidade no sul de meu país que faz frio. No inverno temos geada e em alguns anos temos alguns minutos de neve. A cor some, tudo fica cinza. A beleza das flores que vejo através da janela do meu quarto na primavera não são vistas por mim no inverno e também nem sinto o seu perfume. 

Porém, na próxima estação observo como algumas flores são perfumadas e bonitas, mesmo passando por frio e duras geadas no inverno. Eu não sou um jardineiro, mas estou convencida de que o frio gelado força a beleza das flores.

Um teólogo que também sabia algo sobre jardinagem disse uma vez: "As geadas de julgamento e aflição são muitas vezes necessárias para as árvores de Deus crescerem. Elas precisam do frio para reviver e brotar. " 

O que é verdadeiro para as árvores na natureza é verdade para as pessoas neste mundo.

É interessante notar que David, que escreveu o salmo do versículo em destaque, não era um tipo de cabeça dura que precisava ser encurralado. Ele não era o tipo que exigia uma pequena aflição em sua vida para que ele apreciasse Deus. Em vez disso, o salmista era um homem segundo o coração de Deus. Mas as aflições de David eram o modo de Deus de ajudar a criar algo bonito em sua vida.

O frio ou a dor nos aproxima da fonte da graça que é Deus, nos sacode, nos balança, faz com que nos sintamos dependentes, necessitados. Afinal para tornar-se um bom soldado é preciso enfrentar as batalhas mais  duras. A obediência é aprendida por meio da disciplina e da dor, é o caminho da aflição que nos torna mais parecidos com Cristo e nos mantêm no exercício da fé. Deus permite as aflições para que busquemos nEle o refúgio e aprendamos viver na Sua dependência.

“Na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12.11).

Apesar de permitir o frio do inverno, Deus quer trabalhar o caráter das pessoas e levá-las a partilhar de uma intensa intimidade com Ele, que tem completa capacidade de finalizar os dilemas da vida:

“O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia” (Naum 1.7).

Você sente a frustração da solidão? Você está passando pelo frio da perseguição? Para você, pode ser a picada gelada da rejeição ou o frio da mágoa. Assim como as flores precisam da geada para reanimar e florescer, as dificuldades têm como ajudar a paz e a alegria a florescer em sua vida. A paciência pode sair do fracasso, e o autocontrole ou a gentileza podem brotar de uma quebra.


- Agradeço-lhe que você, Pai celestial, saiba exatamente o quanto é permitido a minha vida, de modo que esse fruto de alegria e paz possa florescer. O frio mordente dói, mas estou ansiosa para a beleza que você vai trazer na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário