sexta-feira, 1 de junho de 2012

Contando Seus Dias




Contando seus dias!



Joni Eareckson Tada*

A notícia repentina que você tem uma doença terminal pode ser esmagadora. Até o relatório médico, você segue um certo ritmo em seus dias: na execução de trabalhos, pegar seus filhos no futebol, levar as roupas na lavanderia, café com os amigos, e sua rotina semanal do mercado. Mas agora, tudo está sendo mantido como refém em consultas médicas. Sua deficiência tornou-se um parêntese grande em sua vida, e você se encontra a perguntar se as coisas vão voltar ao normal. Há ainda dias em que você se pergunta "Se o caminho vai ser este, será que realmente vale a pena viver?"
Sempre que eu começo a pensar que meus esforços não contam - ou mesmo quando minha tetraplegia e cadeira de rodas parecem demais para suportar – eu penso em uma jovem mulher chamada Kim. Talvez mais do que qualquer outra pessoa, Kim mostrou-me que a minha vida - sua vida – conta e isso conta mais do que podemos imaginar.
Soube pela primeira vez sobre Kim quando um ancião da igreja dela na Pensilvânia ligou para perguntar se eu gostaria de contatá-la com algumas palavras de encorajamento. "Kim é uma brilhante mulher cristã de 26 anos que sempre foi ativa em nossa igreja ", disse ele," mas no ano passado ela contraiu uma doença do neurônio motor, e agora deve ficar na cama. Ela mal pode se mover e ela deve ser alimentado com um tubo de alimentação". O ancião fez uma pausa e depois acrescentou:"Kim é muito deprimida e ela está pensando se vale a pena ela viver mais".
Telefonei imediatamente para Kim. Sua mãe enfiou o receptor em seu ouvido. Sua respiração era tão fraca que mal conseguia ouvir a voz de Kim. Discutimos muitas coisas, incluindo nossas partes favoritas da Bíblia, o assunto do céu, e de oração. Finalmente,  Kim disse, com grande esforço, " Joni, eles querem me dar um aparelho para me ajudar a respirar, mas eu não sei se eu quero um. Eu estou tão cansada. Você acha que eu devo usar? "
Eu fiquei sem palavras. Eu respirei profundamente, murmurei uma prece, e respondi: "Kim, há um monte de coisas a considerar, não menos do que o que a sua decisão afetará muitas pessoas ao seu redor. Mas, entre as duas escolhas que você enfrenta, eu acho que há uma melhor". Eu, então, passei a dizer-lhe um verso simples, mas poderosa Bíblia que tem encorajado e me guiou nos momentos mais difíceis em meus 45 anos de tetraplegia ... Segunda Pedro 3:8 diz: "Não se esqueça de uma coisa, queridos amigos: Com o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia".
Nós todos sabemos o velho adágio de que Deus olha para os últimos 2.000 anos, como um par de dias passados, mas e a outra metade do verso? A parte de ver cada dia como mil anos? É como geometria divina. Não é preciso ser um cientista para descobrir Deus na fórmula matemática. Se formos ver cada dia como comparável ao de um milênio na eternidade, em seguida, e que cada 24 horas está repleta de oportunidades para investir mais que mil anos de eternidade. Cada dia Deus nos dá o dom precioso da hora de investir na vida dos outros. Investimentos que terão repercussões eternas para nós e eles.
Kim animou-se com essa idéia. "Mas eu estou na cama. Eu não posso ir a qualquer lugar ou fazer qualquer coisa. Como pode a minha contagem de vida nesta condição". Isto é o que eu disse a ela: "Primeiro, Kim, você pode orar. Não importa o quão fracas ou covardes suas orações possa parecer, elas tem especial poder com Deus. Ele diz em Salmos 10:17 "SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles"; 
O Senhor inclina seu ouvido para escutar quando alguém como você ora, alguém que está sofrendo grande aflição. Ele se inclina para as pessoas que lhe oferecem "sacrifícios de louvor". Deus vai usar as suas intercessões para agitar a vida de todos ao seu redor. E a sua obediência conta para a eternidade. Agora é sua chance de estender a capacidade da sua alma para Deus, Kim. Sua paciência e resistência vai repercutir mais glória a Deus do que você possa apreciar agora. Como se diz em Romanos 8:18, "Eu considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que vai ser revelada em nós". Se você mantiver uma resposta divina, então ele deve multiplicar pelo menos 558 anos de benefício eterno para você e glória à Deus! "
Ela riu. Eu compartilhei mais. Eu incentivei-a a pensar no impacto que sua paciência e resistência teriam sobre os outros ao seu redor, como sua mãe e pai. Filipenses 2:4 diz-nos para sempre olhar para os interesses dos outros antes do nosso próprio. Estamos sempre chamados a pensar nos outros, não importa quão difícil seja nossa situação.
Sugeri a Kim, "A próxima vez que sua mãe vier para colocar o tubo de alimentação para o seu almoço, por que você não pede a bênção sobre o alimento antes de ela colocar as seringas em seu G-tubo? "Ela pensou que era uma idéia criativa! Eu continuei: "Faça a geometria divina sobre isto. É tem que se deslocar para pelo menos 784 anos no valor de benefício eterno para você e sua mãe, para a glória de Deus".
Que maneira de Kim viver seus dias remanescentes. Se ela fosse viver apenas mais duas semanas, com uma perspectiva como essa,  seriam 14.000 anos no valor da recompensa eterna e glória. No momento em que terminou de falar no telefone, meu jovem amigo estava entusiasmado. Deveria nos estimular também.

Não importa como nos sentimos sobrecarregados por um diagnóstico terminal e todos os seus problemas presentes, nossa vida conta. O sorriso que você dá aos outros na sala de espera ... as notas de encorajamento você dá para outros pacientes na clínica de quimioterapia ... o telefonema de agradecimento ao secretário do seu médico ... os bolos que você assar para o grupo de mulheres que está orando por você ... todos contam essas coisas! 
"Portanto, nós não podemos perder o ânimo. Embora aparentemente estejamos perdendo, mas interiormente estamos sendo renovados dia a dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação está produzindo para nós uma glória eterna que a supera. Assim, fixamos nossos olhos não no que é visto, mas sobre o que é invisível. Pois o que se vê é transitório, mas o que é invisível é eterno". (II Coríntios 4:16-18).
Não é maravilhoso? Seus leves e momentâneos sofrimentos estão produzindo para você uma glória eterna que pesa mais do qualquer dificuldade que você pode estar enfrentando. Se você der a Deus um pouco de obediência em uma situação difícil, ele vai fazer seu cálculo divino - ele vai multiplicar a você uma bênção eterna após a outra que vai fazer o seu problema parecer fraco, e a memória esquecida, você nem vai lembrar.
O Salmo 90:12 nos diz: "[O Senhor], ensina-nos a contar os nossos dias corretamente, para que possamos ganhar um coração de sábio".
Assim valorize os seus dias fazendo o máximo de cada oportunidade para fazer o bem, porque este é o tipo de sabedoria que Deus quer que você aplique suas 24 horas de tempo. A vida é tão curta e Tiago 4:14 pergunta: "Que é a sua vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois desaparece".
Não admira que o Bíblia descreve como cada dia como mil anos - é assim que eles são de valor inestimável.
Kim acabou vivendo mais um mês e meio depois da nossa conversa no telefone. Mas, como sua mãe disse-me mais tarde, aqueles 45 dias - ela olhou para eles como 45.000 anos - Foram algumas das semanas mais significativos e importantes que já viveram.
Amigo, se Kim fez o máximo de cada oportunidade para refletir Jesus Cristo durante os difíceis últimos dias de sua vida, você e eu podemos refletir Jesus, também. Portanto, obter uma vantagem sobre eternidade entendendo e investindo na conexão real entre este mundo e o vindouro. Por favor, saibam que suas orações, obediência, sacrifícios e encorajamentos para com os outros têm uma influência direta e positiva na sua capacidade de adoração, alegria e serviço a Deus no céu.
O valor da vida não é encontrado em um conjunto de circunstâncias - quer sejam agradaveis ou dolorosas. O valor da vida é encontrado em uma pessoa, o Príncipe da Vida. A Ressurreição e a Vida. Jesus é o Caminho,  a Verdade e a Vida. Ele tem palavras de vida. E Cristo o Salvador é Aquele que deseja ser o Senhor de seus dias, bem como a sua sabedoria para viver. Quando você olha para ele a cada dia, cada hora e minuto, sua vida vai contar ... e vai contar por toda a eternidade. E com isso, ele irá contar por toda a eternidade. E com isso, você tem um A + em Sua geometria divina!
(traduzido por Clarice Pessato)


 * Joni Eareckson Tada é tetraplégica, escritora cristã e fundadora da organização Joni and friends, para deficientes.
 www.joniandfriends.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário