quinta-feira, 24 de março de 2016

Propósito nas Aflições




Propósito nas Aflições

" E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” (2 Coríntios 12:7)  


O sofrimento esvazia-nos de nós mesmos. Pelo menos, é o que se presume que deveria acontecer. O apóstolo Paulo nesse versículo, mesmo que de maneira implícita, demonstra que a aflição foi dada a ele para que seu foco não fosse em si mesmo, mas no Salvador. Paulo disse que quando ele era fraco é que era forte. Ele acrescentou que seus sofrimentos o ajudaram a conhecer melhor a Deus. 
Então, com relação a nossas atitudes, por que reclamar quando sentimos o espinho na carne? Por que continuamos a perguntar por quê? A resposta está escondida nas perguntas que fazemos quando sofremos: "Será que eu vou ser feliz de novo?" e "Como isso contribuirá para o meu bem?" As próprias questões, mesmo quando batem em cima de boas razões, são de ordem técnica e com o foco em si, ou seja, essas razões podem ser centradas em torno de si mesmo.

Estar sentada em uma cadeira de rodas há quase 35 anos não é simples. É uma luta diária com o desconforto e a dependência. Mas o que me ajuda é que os momentos difíceis dessa caminhada permitem minha proximidade de Jesus. Minhas dificuldades são uma maneira de empurrar-me para perto de meu Salvador, muito mais perto do que eu estaria se eu estivesse em meus pés.  


                                                                                                            

Nos momentos mais difíceis posso gozar a doce e preciosa proximidade de Jesus. E isso me traz felicidade, pois o meu sofrimento permite mais comunhão, resultando numa especial unidade; eu poderia, mesmo que apenas em um pequeno caminho, identificar-me com seu sofrimento. E ali, estávamos juntos. Eu só sei que a unidade não estaria lá se não fosse por minha própria aflição.
O sofrimento me ajudou a fortalecer meu relacionamento com Deus. O ponto principal no sofrimento é conhecer melhor a Deus, outros pontos a partir daí são todos os benefícios. Nunca devemos distanciar os benefícios de Deus do sofrimento de Deus. 

A maioria de nós concorda que os tempos difíceis podem ser um bom tônico para a alma. O sofrimento é uma parte importante da vida cristã que todos nós deveríamos conhecer, com o propósito de não focarmos sobre nós mesmos.
Foi Santo Inácio, que uma vez escreveu: "Todos os prazeres do mundo não são nada em comparação com a doçura encontrada no fel e vinagre oferecido a Jesus Cristo. A chama do Amor Divino nunca se eleva mais alto do que quando alimentada com a madeira da Cruz e com a caridade infinita do Salvador usada para terminar o Seu sacrifício. "

Quando nós suportamos coisas difíceis e dolorosas por Jesus e com Jesus, então nós provamos e vemos o quão bom é sofrer por nosso Senhor e que isso faz com que as nossas próprias aflições sejam doce. Tudo o que nós trazemos a Ele que está quebrado, Ele abençoa. Despertando nossa gratidão.

Nada disto seria possível se não fosse pela morte e ressurreição de nosso glorioso Salvador, Jesus. A páscoa.
Então, muitas pessoas precisam ver que seus sofrimentos podem ter propósito e significado, mas somente se eles conhecerem a Cristo como Senhor e Salvador.   
John Wesley escreveu: "Mesmo nas maiores aflições, devemos testemunhar a Deus, para que, em recebê-lo de sua mão, sintamos prazer no meio da dor, de ser afligido por Aquele que nos ama, e a quem amamos ".

Temos de pensar em um grande sofrimento e voltarmo-nos para Cristo na cruz. Não pondere em si se você está sofrendo hoje ... reflita sobre o Messias.

Pai, nos ensina nos momentos difíceis sobre Ti. O sofrimento pode nos levar mais perto de Jesus, ajude-nos a identificarmo-nos com o Seu sofrimento, e experimentar Sua doçura.


Baseado no devocional 'Joni Eareckson Tada'.

Um comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir