terça-feira, 11 de abril de 2017

Expectativas Erradas






Expectativas Erradas 


“Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima. E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia. (Mateus 21:7-11)

Pessoas espalhando suas vestes na estrada de terra, agitando galhos de palmeiras e gritando com animação: "Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor!" As expectativas eram muitas a respeito de Jesus:


Ele expulsará da cidade santa os romanos opressores! Ele vai nos libertar do terrível fardo desses impostos! Jesus nos alimentará, nos proverá e nos protegerá, devolvendo uma dignidade nacional. Estamos prontos para coroá-lo nosso rei!

As coisas pareciam muito boas para o povo de Deus. Jesus era um Messias que podia alimentar milhares com um estalar de dedos. Jesus foi capaz de frustrar todos os intermediários em Jerusalém. Sim, os tempos eram bons e o povo de Deus se esforçava para dar as boas-vindas a Jesus. Deitando suas capas, cortando galhos, cantando louvores, declarando Sua justiça ... e era bom e correto que eles o fizessem! Mas eles realmente não entenderam o porquê. As pessoas que corriam para pavimentar as ruas com mantos e galhos de palmeiras achavam que Jesus finalmente provocaria as mudanças políticas que ansiavam. As coisas estavam melhorando: Jesus estava prestes a esmagar os opressores romanos!

Com o passar da semana, as pessoas não conseguiam entender por que Jesus não estava se movendo? Embora ele continuasse a curar e ensinar, ele permaneceu distante. Ele ficava se retirando para uma vila próxima todas as noites, longe dos agentes do poder e dos políticos da cidade. Por que ele não estava assumindo o controle? Não é de admirar que eles tenham começado a pensar: Talvez esse homem não seja o que ele é. Não passaram mais de uma semana e eles clamavam por sua crucificação.

Numa semana louvando Jesus, noutra crucificando-o. Pensemos um pouco, podemos perguntar: Nós somos todos diferentes dessas pessoas? Quando as expectativas estão altas, quando pensamos que o plano de Deus está bem planejado,  quando nos convencemos de que o trabalho do rei é facilitar nossa vida, aliviar nossos fardos e aliviar nossas pressões, o nosso trabalho é o mesmo, está tudo bem, mas e se não for como esperamos?

Estações de decepção nos desafiam a entender a ideia de Deus bom. Por isso é tão fácil louvar a Deus quando os tempos são bons ... mas muito mais difícil quando os tempos são ruins.

O erro deles foi encarar os "bons tempos" do ponto de vista temporal, e não eterno. E na sexta-feira seguinte, você não poderá encontrar ninguém animado para louvar a Jesus. Eles estavam prestes a elogiar um criminoso condenado. Enquanto Jesus tropeça na longa e dolorosa estrada para o Calvário, as multidões na rua zombam dele. A única pessoa que ajuda é Simão de Cirene ... e isso é apenas porque ele é forçado a fazê-lo.

Até os discípulos se voltaram contra ele. Eles começaram a semana pensando que tinham em Jesus, uma estrela em ascensão. As coisas estavam ficando cada vez melhores! Mas no final daquela semana dramática, eles estavam correndo assustados e se escondendo nas sombras.
Temos nossos grandes sonhos sobre o que a lealdade a Jesus fará por nós. Pensamos que, porque nos inscrevemos para seguir a Jesus, Deus nos recompensará. Nosso chefe honrará nossa dedicação, nossos amigos reconhecerão nossos esforços e os bancos da igreja ficarão lotados.
Deus nos recompensa, mas nem sempre aqui e agora da maneira que esperamos. Em vez disso, quando o mercado de ações cai e nossos empregos são rotulados como não essenciais, quando cada "atualização" das estatísticas da pandemia mostra apenas que as coisas estão piorando, quando Deus não responde às nossas orações da maneira que achamos que deveria ... Bem, a decepção pode nos levar a nos afastar de Deus. Poderíamos pensar que Ele nos esqueceu; que Ele realmente não tem o poder de nos salvar.

Não cometa esse erro. É uma época em que a paciência é aprimorada, a coragem é revelada, a compaixão é demonstrada e a confiança é refinada. Portanto, lembre-se da vitória eterna que Jesus realizou no momento mais sombrio da colina do Calvário. 

A agenda do rei é prepará-lo para o serviço no reino. Ele pode não aliviar seus fardos ou aliviar as pressões, mas você pode ter certeza de que ele fará tudo o que puder para conformar você à sua imagem. À medida que a semana da Páscoa se aproxima, verifique novamente seus louvores. Vamos ter certeza de que louvamos a Jesus por quem ele é e não pelo que pensamos que deveria ser.

Bendito seja você, Senhor Jesus. Meu coração é um ramo de palmeiras de louvor. Hosana nas alturas. Você é rei!
Nós cantamos nossos hosanas para o Altíssimo quando Domingo de Ramos se transforma em Segunda-feira cinzenta? Não nos entregamos a Deus com lábios sem brilho e sem graça, quando Ele não segue nossas expectativas? Quando nossas expectativas são frustradas é difícil louvar a Deus. Vamos dar a Jesus louvor por quem Ele é, não pelo que pensamos que Ele deveria ser!

Lembre-se de como Jesus suportou as horas de vergonha e isolamento dolorido na cruz pela eterna alegria que lhe foi proposta ... a alegria que é nossa também, se a escolhermos. Celebre Jesus hoje. E não apenas hoje. Durante essa época sombria e difícil da vida, estou fazendo a cada momento um reflexo da minha gratidão por meu Senhor e Salvador. E eu acredito que você fará o mesmo! 

Senhor, ajuda-me a louvar-te por quem Tu és e o que pretendes fazer. Minha única expectativa é que Tu cumpras Teu glorioso propósito em minha vida. 


http://www.joniandfriends.org/daily-devotional/

Nenhum comentário:

Postar um comentário