sexta-feira, 7 de junho de 2019

Lidando com a Perda





Lidando com a Perda

Seja o resultado de um diagnóstico inesperado, uma deficiência que muda a vida, o fim de um casamento ou a perda de um ente querido, o sofrimento pode chegar de repente ... e pode passar a morar sem um convite.

“Deus, onde você está? Por que isso aconteceu comigo?'' Essas perguntas vinham à minha mente. À medida que os dias e as semanas passavam e eu não me sentia melhor, sabia que era hora de pesquisar as escrituras. Eu estava desesperada por respostas e por cura. Claramente, era hora de confiar em Deus e nessa nova direção, uma vez que nada do que eu tentasse entender funcionava.

Deus trouxe um novo nível de conforto para a minha vida que eu nunca havia experimentado. Foi no mais profundo do meu sofrimento, onde Ele apareceu mais. Ele foi muito gentil e amoroso comigo e ajudou-me a dar um passo de cada vez. Eu pude ser honesta com ele sobre como fiquei desapontada pelas minhas circunstâncias.

Já se passaram mais de trinta anos desde aquele acidente que resultou em tetraplegia, e posso verdadeiramente dizer que sou grata por onde estou agora. Embora Deus tenha usado minha perda para redirecionar meu caminho, Ele desenvolveu em mim uma maior compreensão do Evangelho e porque eu preciso Dele, não importa o que venha em meu caminho.

Embora seja mais fácil para eu me alegrar agora, esse não foi sempre o caso. Quando olho para trás, gostaria de ter tomado decisões melhores às vezes, ou resmungar um pouco menos, mas não posso mudar o passado. Tudo o que posso fazer é pedir perdão a Deus e seguir em frente. 

Eu ainda tenho dias difíceis. Mas consegui me conectar com outras pessoas que também estavam passando por perdas. Aprendi o que a Bíblia ensina sobre a perda, como enfrentar as ondas de pesar quando elas chegam e como processá-las, em vez de evitar meus sentimentos. A dor é um ótimo professor, se permitirmos que seja.

Apesar de todos nós encontrarmos perda e dor em algum momento, não devemos andar sozinhos. Deus está próximo em meio a dor e tristeza, e como amigo de alguém que está sofrendo, suas orações e presença podem ajudar a proporcionar conforto.

A jornada através de tragédias inesperadas e devastadoras não é simples, mas podemos encontrar apoio e cura reais, enquanto navegamos através da perda e tristeza.

Para qualquer outra pessoa que também esteja passando pela dor, gostaria de deixar você com essa pergunta: Se em um ano você pudesse ter um relacionamento mais profundo com Deus, por causa do que Ele permitia que você passasse, você acha que ficaria grato pelo que aprendeu ao longo do caminho?

Aposto que você ficaria. Se você está se sentindo preso à tristeza, aqui estão algumas ideias de como você pode seguir em frente:




Você está lendo a Palavra de Deus diariamente? Eu sei que é um passo simples, mas fará toda a diferença na sua vida. Mesmo se você acabou de ler um salmo por dia. E se for muito difícil manter uma rotina por si mesmo, você pode se comprometer a ler a Palavra com algum amigo ou parceiro de responsabilidade?




Você tem o apoio que precisa para ajudá-lo a superar sua dor? Se você não faz parte de uma igreja local, peço-lhe que participe de uma.

Você já pensou em fazer aconselhamento? Suas circunstâncias podem exigir mais trabalho interno com um profissional externo. Se assim for, recomendo altamente o aconselhamento bíblico ou ver um psicólogo cristão. Alguém que é treinado para atender adequadamente às suas necessidades. Se você não esteve aberto a essa ideia antes, você oraria e consideraria isso? Deus fará com que você possa ir ao aconselhamento se realmente desejar.

Por fim, quero lembrar que a cura  é  possível. É por isso que Jesus veio; para curar nossas feridas e nos libertar. Ele nos deu o Seu Espírito Santo para ajudar a tornar a jornada um pouco mais fácil. E enquanto continuamos a percorrer este caminho, vamos fixar nossos olhos no céu, a casa que nos espera. Onde o pecado e a dor não existirão mais!

“Ele enxugará toda lágrima de seus olhos. Não haverá mais morte, luto, choro ou dor, pois a velha ordem das coisas já passou. Aquele que estava sentado no trono disse: 'Estou fazendo tudo novo!' Então ele disse: 'Anote isto, pois estas palavras são confiáveis ​​e verdadeiras'. Ele me disse: 'Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Ao sedento darei água sem custo da fonte da água da vida. Aqueles que são vitoriosos herdarão tudo isso, e eu serei o seu Deus e eles serão meus filhos. '’ (Apocalipse 21: 4-7)




Nenhum comentário:

Postar um comentário