terça-feira, 25 de junho de 2019

Quando Sua Irmã ou Irmão Tem Deficiência






Quando Sua Irmã ou Irmão Tem Deficiência

“É um relacionamento normal de irmão e irmã. Sim, existem desafios. Sim, há dias difíceis. Mas também há alguns dias realmente bons. No final do dia, você é meu irmão, você é minha irmã. Eu te amo." - Autor por mim Desconhecido


Quando uma família é afetada pela deficiência, a vida de todos muda. A primeira pessoa que lembro é minha mãe por nosso maior contato. Mas não posso deixar de mencionar meu pai, por seu suporte e nesse comentário meu irmão e minha irmã.    

Sou a filha mais velha e tinha 18 anos quando sofri o acidente que resultou em tetraplegia na minha vida. Nesse tempo meu irmão estava com 16 anos e minha irmã com 15 anos. Eu posso dizer que meu pescoço quebrado realmente abalou seu mundo. Olhando para trás, vejo agora como meus irmãos lutavam enquanto mamãe e papai estavam sendo puxados em várias direções em busca de minha reabilitação. Eles desistiram e foram privados de muitas coisas. Especialmente o convívio e a atenção de meus pais. Eu só posso imaginar o quão difícil foi para eles. Porém prefiro pensar que um irmão com deficiência pode ser um desafio, mas também pode ser uma grande bênção.

Eu acho que todo mundo com um irmão com deficiência é alterado de alguma forma. E acho que com meus irmãos isso os deixou um pouco mais pacientes, e um pouco mais confortáveis em estar perto de pessoas com dificuldades físicas ou de saúde. Acho que lhes deu compaixão pelas famílias afetadas pela deficiência. Eu também acho que isso fez toda família perceber que não somos melhor do que qualquer outra pessoa, incapacitado ou com alto desempenho. 

Eu acredito que todas as pessoas foram criadas iguais. Ser criado igual não significa fisicamente, mas acredito que tem a ver com a forma como somos espiritualmente. Sou um ser humano e dizer que sou perfeita me desvaloriza como pessoa. Nenhum ser humano é perfeito e dizer que as pessoas tem deficiência estão dizendo que não são o mesmo que o resto da humanidade.

Se eu não tivesse uma deficiência minha vida seria muito parecida com a vida de outras pessoas que não sabem nada sobre deficiência. Eu provavelmente não estaria tão interessado e me sentir desconfortável em torno de pessoas com deficiência.

As pessoas têm reações ruins entre elas, se tiverem deficiências ou não. Por outro lado, às vezes uma deficiência pode ser uma parte de uma pessoa e isso pode mudá-la. Joni Eareckson Tada disse que preferiria estar em uma cadeira de rodas com Jesus do que sair dela sem ele.

Acredito que a lição de vida que meu irmão e minha irmã aprenderam por me ter como irmã é que eles não podem reclamar sobre como Deus os fez, e que havia a mesma chance deles sofrerem um acidente. E mesmo com o que perderam ou sacrificaram, sei que não conta se eu estiver bem, pois eles desejam que eu seja feliz.

Eu sou muito grata por meu irmão e minha irmã; eles são presentes de Deus para mim. Quando penso em seus muitos sacrifícios por mim, lembro-me desse versículo em Mateus, onde Jesus diz: “Em verdade vos digo que o que fizestes para um dos meus irmãos e irmãs, você fez por mim”.
... tenham certeza de que o seu serviço para mim (e para Deus!) não passou despercebido. E eu mal posso esperar para me juntar ao nosso Salvador, dando muitos louvores a todos vocês quando nos reunirmos em Seu Trono!


Aprendizados são muitos com as histórias de famílias com casos de deficiência. Se inspire em compartilhar como Deus o ajudou a viver vitoriosamente através dos desafios da vida com deficiência. Encontre conforto e paz em uma comunidade de pessoas que entendem o que você enfrenta diariamente. Você não está sozinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário