sexta-feira, 1 de maio de 2020

Cante Através do Sofrimento





Cante Através do Sofrimento

’'Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.  Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. 
A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. 
Pois tu tens sido minha ajuda, ó Senhor, e à sombra das tuas asas cantarei de alegria. 
A minha alma te segue de perto e a tua mão direita me sustenta". (Salmos 63:1-8)


Quando as pessoas me veem na cadeira de rodas e percebem meu sorriso persistente, ficam admiradas, porque minha situação de deficiência numa observação humana é motivo de tristeza. É claro que é a mão do Senhor que transforma o meu pranto em riso. A leitura da palavra de Deus na Bíblia sagrada e cantar louvores a Deus me ajudam a sorrir no meu caminho através do sofrimento. Ao longo dos anos, descobri que cantar não é uma opção para os seguidores de Cristo; é um comando. Não somos meramente convidados a cantar; Deus nos diz para cantar:

‘’A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.’’ (Colossenses 3:16)

‘’E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;''  (Efésios 5:18-20)

A quarentena devido às diretivas de permanência em casa por causa da pandemia do novo coronavírus, não muda minhas rotinas diárias, porém a situação de incapacidade fica emocionalmente mais desgastante. Uma coisa é sentar em uma cadeira de rodas ou deitar na cama à noite precisando de ajuda, mas COVID 19? Descobri que minha mente às vezes está tão dispersa que não consigo me concentrar em oração.

E é por isso que durante esse tempo pandemia estou cantando hinos espirituais. Quando minha alma cansada vacila, cantar é uma maneira de voltar minha alma para Deus. Especialmente quando a aflição tenta me arrastar na direção oposta. Quando minha mente está enevoada, ainda posso expressar minha confiança em Cristo através de hinos que conheço de cor. Se eu não sou capaz de falar meu louvor? Eu posso cantar meu louvor! Quando canto um hino, as palavras sábias - enriquecidas pelo meu sussurro de uma melodia - tornam-se meu sacrifício de louvor a Deus.

Quando seguimos o mandamento de Deus para cantar, recebemos a promessa de Colossenses 3:16. Temos a certeza de que a palavra de Cristo habitará em nós ricamente. As letras dos hinos geralmente nos ensinam sobre o caráter do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sentada na minha cadeira de rodas, cada estrofe de um hino pode se tornar um lembrete da fidelidade do meu Deus.

O sofrimento pode facilmente nos levar a caminhos de remorso, dúvida e medo. Especialmente durante uma pandemia como essa! Mas memorizar hinos de fé é uma maneira de aprender as grandes doutrinas cristãs nas quais minhas convicções se baseiam.

Quando estiver fraca, ''cantarei a tua força; Cantarei em voz alta o teu amor inabalável pela manhã. Pois tu foste para mim uma fortaleza e um refúgio nos meus dias de angústia. A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia.'' (Salmo 59.16,17). 

E quando meu sofrimento tenta me convencer de que sou incapaz de fazer qualquer coisa, sou ensinada. 
Muitos anos atrás, depois que do acidente que sofri, comecei a ter mais esperança na leitura da Bíblia, li em Tiago 5:13: “Alguém está alegre? Então deixe-o cantar louvores.’’ Deus havia se abaixado e me resgatado do pecado; por que eu não deveria cantar?! E assim, fico feliz em cantar seus louvores através das minhas dificuldades. Afinal, sirvo um Salvador cantador que, na noite em que foi traído; que, naquela hora sombria, quando enfrentou dor e sofrimento impensáveis, cantou um hino com seus amigos:

''E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.'' 
(Marcos 14:26).

No meio de tudo o que está acontecendo com o coronavírus está até difícil orar. Mas hinos podem se tornar minhas orações quando parece difícil encontrar palavras. Assim como Jesus na noite de sua traição, estou escolhendo cantar hinos durante esses tempos tênues.

Na sua hora mais sombria, Jesus Cristo foi à cruz cantando. Sou chamado a fazer o mesmo e diariamente pego minha cruz e o sigo:

''E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.''
 (Lucas 9:23).

Assim como chegamos e saímos do coronavírus, você e eu temos todos os motivos para sermos alegres em Cristo. Então, tome a jornada da cruz que nosso Pai nos designou; junte-se a mim no caminho manchado de sangue para o Calvário e cante ao seu Salvador. É a bela melodia que a Trindade gosta de ouvir!

A leitura diária da Bíblia deve se tornar uma parte valiosa no novo ritmo de nossos dias. Algo mais pode ser acrescentado ao ritmo do dia: muitos hinos. Não há nada mais reconfortante em uma crise nacional do que cantar o caminho do sofrimento. A leitura do Salmo 63 é uma bênção durante a quarentena, pois podemos dizer a Deus nesses tempos difíceis: 

“... na minha cama, lembro de ti; eu penso em você através das vigilias da noite. Pois tu tens sido minha ajuda, eu canto na sombra de suas asas. Eu me apego a ti; sua mão direita me sustenta.’’ (Salmos 63.6-8)


Guarde essas escrituras, bem como as palavras de hinos eternos em seu coração, para aquelas horas de descanso noturno na cama, quando você não consegue dormir. Deixe que a leitura da Bíblia e hinos que honram a Cristo o lembrem constantemente da fidelidade preciosa e permanente de Deus!

Espero que você seja renovado em espírito e mente para continuar perseverando por essas águas estranhas e desconhecidas. Regozijando-se em cada passo do caminho. Cante seu caminho através do sofrimento

Ore: 
- Pai, você é meu escudo contra o medo e a preocupação. Eu posso cantar na sombra de suas asas, porque sua fidelidade nunca falha. Ajude-me a lembrar disso no meio da noite.





''Todo o caminho que meu Salvador me guia, aplaude cada caminho sinuoso que eu trilho; dá-me graça para cada provação, alimenta-me do pão vivo. Quando minha alma cansada pode vacilar e a minha alma pode ter sede, jorrando da Rocha diante de mim, eis que uma fonte de alegria que vejo!'' AD.


Nenhum comentário:

Postar um comentário