segunda-feira, 21 de maio de 2012

Remorso e Arrependimento




Remorso e Arrependimento




Ao cometermos algum pecado, satanás, também chamado de “o acusador”, fica tentando nos convencer que temos pouco valor e que nosso pecado é imperdoável. Foi isso que ele fez com Davi. Davi cometeu adultério e homicídio e, enquanto ficou remoendo sua culpa, o remorso não lhe deu descanso: 

“Eu mesmo reconheço as minhas transgressões; o meu pecado está sempre diante de mim”. (Salmos 51:3).      


Remorso é um sentimento de mal estar, que acontece quando a pessoa comete algo errado e que parece não ter como ser consertado. Quando chega a esta conclusão, a pessoa se volta contra si mesma, dando lugar à revolta, por isso remorso não é construtivo e nos conduz à condenação.     

A Bíblia nos recomenda ter arrependimento: 


“Repreendo e disciplino aqueles que Eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se”. (Apocalipse  3:19)     

"No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos". (Atos dos Apóstolos 17.30-31)

''Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte." (2 Coríntios 7.9-10)


O arrependimento também, como o remorso, surge quando a pessoa percebe que cometeu um erro, que logrou a lei, que machucou alguém. Mas, o arrependimento não se limita a lastimar o mal feito, mas ele procura meios de corrigir e consertar as consequencias do erro.      

Jesus pregou o arrependimento e enfatizou a necessidade de sermos diligentes na busca do estado de consciência que nos permite arrependermo-nos. Porém, para com zelo praticar o arrependimento, toda pessoa precisa o Espírito Santo.     

O Espírito do Senhor quer nos libertar do remorso. Se, temos a fé e a coragem de confessar a Ele nosso pecado, e de entregar a Ele o tal pecado, Ele nos perdoa e nos conserta.     

Se uma pessoa se arrependeu de seus pecados, sua vida nunca mais será a mesma. A entrada do Espírito Santo em seu ser interior destrói essa pessoa para o mundo e as "coisas" que anteriormente atraiam sua atenção irão perdendo a atração à medida que ela "crescer na graça e no conhecimento" de Jesus Cristo.     

Remorso é obra do acusador. Arrependimento é o milagre que o Senhor opera naqueles que confiam Nele.     

Aos que estão cansados pelo remorso é dirigido o convite de Jesus: ”Vinde a Mim, vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei”. 

Isto é arrependimento, ou seja, reconhecimento de pecado com busca de restauração e mudança. A marca do arrependimento é a mudança de atitude.

Deus nos chama ao arrependimento.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário