quinta-feira, 19 de julho de 2012

Necessário Vos é Nascer de Novo





Necessário Vos é Nascer de Novo




"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:3-7)


Nicodemos era um homem religioso, rico e culto. Ele era um fariseu e membro do Sinédrio. Ele tinha conhecimento, poder e influência. Ele era uma vida digna, e manteve muitos preceitos da lei. Mas esses atos não eram suficientes para a sua salvação, ele deveria nascer de novo.
Nicodemos sabia que Jesus era de Deus, que tinha habilidade natural para ensinar e fazer milagres, e ainda assim ele estava convencido de que Deus estava do seu lado. Mas estas informações não foram suficientes para lhe dar a salvação. Não se atinge o novo nascimento, através de práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer a uma família cristã ou frequentar uma igreja evangélica.

Com a natureza com que todos nascem é impossível entrar no reino de Deus. É preciso nascer de novo, isto é, trocar a nossa natureza perversa pela natureza divina.
É por causa dessa natureza pecaminosa, má e perversa que existe em toda pessoa, que o mundo está tão cheio de dores, miséria, guerras, sofrimentos, fome, corrupção, mentira, adultérios, divórcios, etc.
Nascer de novo significa permitir que Deus tire o nosso coração duro e nos dê um coração novo: “E dar-vos-ei um coração novo, porei dentro de vós um espírito novo e tirarei o vosso coração de pedra e darei um coração de carne, e porei dentro de vós o meu Espírito” (Ezequiel 36.26 e 27).
Todo ser humano precisa dessa operação divina!

Quando ouvimos a Palavra, a semente divina germina em nós, produzindo uma nova vida. A Palavra é a própria vida.
O novo nascimento é uma obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente do novo nascimento. Ele implanta em nós o princípio da vida nova e então somos gerados de novo. 
O novo nascimento é produzido pelo sacrifício vicário de Cristo. O novo nascimento acontece quando colocamos a nossa confiança no Senhor. Não há salvação fora dela. Nenhum outro nome pode nos dar a salvação, mas o nome de Cristo.
Também não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual devamos ser salvos. "(Atos 4:12).
Ninguém pode nos levar ao Pai a não ser Cristo.
Jesus disse-lhe: "Eu sou o caminho, a verdade ea vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim''. (João 14:6).

"Em verdade, vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida''. (João 5:24). 

"Em verdade, vos digo, quem crê em mim tem a vida eterna." (João 6:47).
Através de sua morte que recebemos a vida.

Você já teve a experiência do novo nascimento? Você pode ter uma religião importante e até ser um líder religioso respeitável como Nicodemos, mas se não tiver o novo nascimento, você não entrará no reino de Deus, mas irá para o inferno. Ninguém por si mesmo pode nascer de novo, pois é obra exclusiva de Deus. 
“Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne nem da vontade do homem, mas de Deus. Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade” (Jo. 1.13 e Tiago 1.18).
Deus em seu grande amor nos incluiu, nos colocou em Cristo, quando Ele foi pregado e levantado na cruz.
 “E eu quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” – disse Jesus – (Jo. 12.32). 
Nossa natureza pecaminosa foi colocada e crucificada em Cristo. Deus nos fez morrer nele. 
“O amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: um morreu por todos, logo, todos morreram” (II Cor. 5.14).
A nossa natureza pecaminosa, o nosso “velho homem” morreu com Jesus. As Escrituras declaram: “O nosso velho homem foi com Ele crucificado. Assim, considerai-vos mortos para o pecado (Rom. 6.6 e 11).
Deus nos incluiu na ressurreição de Cristo e assim como Jesus recebeu vida nova na ressurreição, nós recebemos também. Deus nos deu a nova vida pelo seu poder na ressurreição com Ele. 
“Estando nós ainda mortos em nossos pecados, nos deu vida juntamente com Cristo” (Efésios 2.5). 
A vida de Cristo em nós é o nosso nascimento. Deus, para nos salvar de nossa natureza perversa, nos incluiu na morte e ressurreição de Jesus para nos dar vida nova!
Deus declara que nos colocou em Cristo quando Ele morreu e ressuscitou; pela fé na palavra de Deus identifique-se com Jesus Cristo, identifique-se com sua morte e ressurreição e se você deseja nascer de novo ore assim, confessando:

 “Deus eu tenho uma natureza perversa que me faz escravo do pecado e condenado ao inferno. Mas a tua palavra me diz que meu velho homem já foi crucificado com Cristo e que já ressuscitei com Ele. Eu creio neste fato e por isso eu confesso e declaro que, quando Cristo morreu, eu morri e, quando Ele ressuscitou, eu ressuscitei também. Aceito, recebo e tomo posse da vida nova que Tu preparaste para mim, que é a natureza de Cristo em mim. Em nome de Jesus, amém”!

Se você nasceu de novo passará a sentir, pensar e agir como Jesus, porque agora a natureza de Cristo está em você . 
A Bíblia confirma: 
"Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5.17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário