terça-feira, 10 de julho de 2012

O Novo Nascimento







O Novo Nascimento


"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3:23)


"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7)

O Senhor Jesus Cristo está falando com Nicodemos, um fariseu e proeminente membro do Sinédrio (um príncipe dos judeus). Nicodemos veio a Jesus durante a noite. Nicodemos tinha perguntas a fazer Jesus. 
E Jesus falou com Nicodemos, Ele disse: 

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (Jo 3:3-7)

I. O que novo nascimento não é:

1. Não é religião.
Nicodemos era um fariseu, um religioso muito rigoroso. Ele celebrava a Páscoa, entregava dízimos, fazia orações, trazia sacrifícios e tentava manter a lei. Para ele, o Senhor Jesus disse: "Você precisa nascer de novo."
Guardar a lei, frequentar a igreja, ser batizado ou viver de acordo com um credo religioso não irá salvar você. Há muitos que fizeram todas essas coisas e estão no inferno. E você para onde irá? Você precisa nascer de novo.

2. Não é a moralidade.
Você pode tentar manter das as regras, pagar suas contas, ser um bom vizinho, se manter fora da cadeia, e viver uma vida moralmente limpa, mas isso não vai salvá-lo.
Está registrado que o nosso Senhor disse: "Você precisa nascer de novo", para o covarde, vacilante Pilatos, ou Judas, o hipócrita. Por quê? Porque você diria: "Eu sei hipócritas miseráveis ​​como Judas, e homens como Pilatos precisam nascer de novo, mas eu não sou como eles. Eu não trairia Cristo com um beijo depois de professar ser seu amigo. Eu não entregaria Jesus para ser batido e, em seguida, entregá-lo para ser crucificado. Bandidos, devassos, adúlteros, mentirosos, bêbados e jogadores precisam nascer de novo, mas eu estou bem".
Você percebe que o Filho de Deus falou estas palavras sobre o novo nascimento de um homem que estava fazendo o seu melhor para ganhar o céu? Sem dúvida, ele não era nem um bandido, bêbado, nem jogador. Ele era um verdadeiro marido, um bom vizinho, um homem de moral limpa e religioso. Se ele precisava nascer de novo, então você também precisa. Como você espera chegar ao céu sem nascer de novo, se Nicodemos não poderia?

3. Não é uma reforma. 
Mesmo se sair toda a sua maldade, não seria o novo nascimento. Seu problema não é do lado de fora, mas no interior. Você não precisa exterior, decoração, mas regeneração interior. Satanás quer que você descanse em uma falsa paz. Nós o avisamos em nome de Jesus, não esteja satisfeito a menos que você tenha nascido de novo.

II. O que o novo nascimento é:

1. Inexplicável 
"O vento sopra onde lhe apraz, e ouves o som dele, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito" (João 3:8). 
Assim como Nicodemos não conseguia entender ou explicar o vento, assim ninguém pode entender ou explicar o novo nascimento. Mas o vento é uma realidade mesmo que ninguém possa explicar. Somente um tolo diria, "eu não acredito no vento, porque eu nunca vi isso e não posso compreendê-lo."
Consulte o vento mover os membros de um grande carvalho. Assista ao vento rasgar uma casa em pedaços. Você não pode negar a realidade do vento! Você não pode ver o Espírito Santo. Você não pode explicá-lo. Mas ver o seu poder fazer a prostituta pura, o mentiroso honesto, o bêbado sóbrio, o blasfemador orar, e em seguida, tente negar a realidade do mesmo.

2. É a obra de Deus pelo qual um pobre pecador, perdido, culpado, merecedor do inferno que recebe o Senhor Jesus recebe uma nova natureza, torna-se um filho de Deus e começa uma nova vida. É um segundo nascimento, um nascimento espiritual.

A vida física começa com o nascimento. A vida espiritual começa da mesma forma, não aderindo a igreja e se tornando religioso. Você não pode se juntar à família de Deus, você deve nascer de dentro. Alguém disse: "Você não pode fazer um cristão de ninguém." É verdade que os cristãos não são feitos, eles nascem.
O nascimento é a vinda à existência de uma nova vida que tem a natureza de seus pais. Quando você nasceu pela primeira vez, você foi feito participante da velha natureza, a natureza pecaminosa que todos nós recebemos de Adão. Quando você nasce de novo, você se torna participante da natureza divina (II Pedro 1:4). Isso é verdade sobre você? Você tem a natureza divina?

Não importa que tipo de profissão religiosa tenha feito, não importa quão boa  uma pessoa seja moralmente, a menos que tenha sido feito participante da natureza divina, não estará salvo. 
Deus dá-lhe esta nova natureza no momento que você receber o seu Filho.
Quando você nasce de novo, você começa a viver uma nova vida. Foi o que aconteceu quando você nasceu pela primeira vez, você começou a viver uma vida que você nunca tinha vivido antes.    
Alguns pensam que estão indo para o céu apenas porque foram para a frente em uma reunião. Tenha certeza que você é nascido de novo. Pode haver uma mudança mais espetacular na vida de alguém que é um blasfemo, bêbado, mas, mesmo você que não têm tido no fundo pecado, haverá uma nova atitude perante o Senhor Jesus Cristo, Sua Palavra e Seu povo.

Você tem certeza de que nasceu de novo? Você pode não saber o dia exato ou a hora que você confiou em Cristo, mas você deve ser capaz de dizer, "eu sei eu nasci de novo." 
Se você não está certo sobre este assunto, eu peço a você para dizer ao Senhor Jesus que você quer recebê-lo agora. Então leia João 3:36:

''Quem tem fé no Filho tem a vida eterna, mas quem não tem fé no Filho não verá a vida, a ira de Deus repousa sobre ele'' e acredite. 
"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna".


Nenhum comentário:

Postar um comentário