sábado, 13 de julho de 2019

Aprendendo Com Elas






Aprendendo Com Elas

Os personagens bíblicos sempre nos ensinam. Nessa meditação mencionarei alguns ensinos de mulheres da Bíblia.


→ Eva 
Eva foi a primeira mulher, gerou os primeiros filhos, concebeu a primeira família. E é importante lembrar que ela estava sozinha. Ela experimentou na primeira geração de filhos o ódio mortal. Um filho matou o outro, num culto.
Ela viveu uma tragédia, teve que sepultar o próprio filho. Mas Eva não parou de conceber, não parou de acreditar naquilo que Deus poderia fazer através dela por causa de uma tragédia que aconteceu dentro da sua própria casa.
Aprendemos com Eva que não importa quão grande seja o caos que aconteceu em algum momento da sua vida ou com alguém que você gerou, não pare de gerar por causa de uma tragédia que aconteceu na sua vida, em nome de Jesus.

“E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.” (Gn 4.25)

Eva gerou outro filho apesar do sofrimento passado. Seja como Eva. Não pare de acreditar, não pare de gerar, não pare de sonhar, não pare de fazer o que Deus mandou você fazer. Eva não parou por causa de uma escolha errada que seus filhos tomaram.
Seja como Eva não pare de acreditar, não pare de gerar, não pare de sonhar, não pare de fazer o que Deus mandou você fazer você não vai parar ou qualquer outra pessoa. Você vai prosseguir, cumprindo o que Deus tem para sua vida, em nome de Jesus.

→ Sara 
Sara deu um filho a Abraão em sua velhice firmada na promessa de Deus.

“E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque. E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.” (Gênesis 21:2-7)

As vezes esperar nos impacienta, mas através de Sara nos é mostrado que a resposta ao que buscamos ou a promessa de Deus, pode demorar mas acontecerá. Parece distante mas vai se cumprir o que Deus falou para sua vida. Não pare de acreditar em Deus e agradecer porque você vai continuar gerando, pode demorar, mas a promessa que Deus tem para sua vida é poderosa para se cumprir e você vai se alegrar na promessa que Deus tem para sua vida. Seja paciente nas frustrações e decepções. Confie que a promessa vai se cumprir. Deus faz milagres.


→ Rebeca 
Rebeca foi a resposta da oração dos pais de Isaque. Ela se entregou.

“E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei. Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens. E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores! E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.” (Gênesis 24:58-61)

Rebeca se entregou sobre uma promessa que Deus tinha na vida de Abraão, de Sara e de Isaque. Ela vivia noutra família, mas ela confiou e se submeteu a promessa de outros.  Confie que Deus tem muito mais para você do que você acha ou espera hoje. Rebeca era estéril e Isaque ora e ela tem gêmeos. Honrar me dá condição de gerar mais que um filho. Confiar que Deus tem muito para você. Rebeca se submeteu.

Com Eva aprendo a não parar minha vida por causa de alguém, eu vou continuar gerando. Eu aprendo com Sara que se Deus fez uma promessa por mais que esteja envelhecendo, essa promessa vai se cumprir na minha vida, vou permanecer confiando até o fim. Com Rebeca aprendo que o princípio de honrar a família me dá condições de gerar mais que um filho. Precisamos viver esta realidade na nossa vida, ter esta fé, esta entrega e esta coragem.


→ Joquebede 
Joquebede guarda o filho acima do medo.

“E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.” (Êxodo 2:1-3)

Joquebede guarda o filho acima do medo, acima da sociedade, das circunstâncias politicas da época. Se levante acima do medo que a sociedade pode gerar na tua vida, acima de tudo que nos oprime em nome de Jesus. Deus vela pela sua palavra para que ela se cumpra.

Ela venceu o medo de toda uma sociedade. Ela guardou o que Deus deu e não deixou morrer. Diga: o que Deus tem me dado eu vou guardar, eu vou proteger e vai crescer e florescer para glória de Deus. 

Aquilo que Deus te deu não é frágil é forte, tem destino e propósito. Gere. Honre. Vemos entrega. A sociedade não fala mais alto do que a palavra, nada é mais forte.  Estamos firmados na Bíblia

Joquebede ensina a não largar, não deixar o filho morrer.



→ Ana 
Ana não podia ter filhos e orou a Deus.

“Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.” (1 Samuel 1:27,28)

Ana pediu a benção e quando recebeu ela não fugiu de Deus, não esqueceu de Deus, ela correu para Deus. O que Deus deu para ela, foi devolvido. Devolva a Deus. Não deixe isso roubar a sua vida, o seu tempo, a sua intimidade com Deus. Não segure o que você pediu para Deus. O que Deus te deu é maior que você, é para uma geração inteira. O que Deus tem para você não guarde para si mas devolve a Deus.

Ana teve a entrega, não guardou para si. Joquebede venceu o medo de toda uma sociedade. Rebeca se entregou a ponto de honrar uma família que ela mal conhecia. Sara acreditou na promessa mesmo sendo velha. Eva venceu o caos de um filho assassinado por outro e continuar gerando e acreditando que Deus tinha promessas para vida dela
  


→ Bateseba 
Bateseba foi a causa da queda de Davi 

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou. E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.” (2 Samuel 12:20-25)

Bateseba gera um filho com Davi e esse filho morre. Através de Bateseba o que veio de um caos e destruição é que Deus pela sua misericórdia e restauração usa para trazer a vida de Salomão. A misericórdia de Deus é grande, a graça é grande, o amor é grande. Ele levanta o que está destruído.

Aprenda com Bateseba. Não pare de gerar, mesmo que aquilo que você gerou morreu, perdeu, acabou, falhou. Deus é fiel para gerar algo maior em sua vida. Permanecer gerando. Davi e Bateseba viraram a página, não pararam de crer e geraram o homem mais sábio da história.

Aprendemos com estas mulheres a manter o coração firmado no que Deus tem para nós. Quando tudo está dando errado permaneça com seu coração em Deus.



→ Isabel 
Isabel era avançada em idade e não podia gerar, mas o tempo chegou.

“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.” (Lucas 1:5-7)
“E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.   E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;  Porque para Deus nada é impossível.  E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. E os seus vizinhos e parentes ouviram que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela.” (Lucas 1:24,25,36,37,57,58)

Isabel nos ensina que é necessário permanecer firme até o fim contra o medo e a hora chega. Ela permaneceu fiel mesmo com idade avançada.


→ Maria 
Maria foi escolhida, ela conhecia as escrituras e estava aberta para o sobrenatural. Deus é quem fez, quem gerou. Ela recebeu a visita do anjo.

“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” (Lc 1.26-31)

Permaneça confiando até o fim.

Que aprendamos a dizer como essas mulheres: Senhor eu sou teu, a minha vida é sua. Posso ter tomado decisões erradas diante do que eu gerei, mas eu vou continuar gerando, crendo mesmo que a promessa pareça distante, porque vai acontecer. Eu vou cumprir meu propósito onde o Senhor me colocou, nesta casa, nesta família. 

Joquebede sabia que o Senhor ia guardar Moisés. Ana não tomou Samuel para si, mas devolveu. Bateseba que veio da vergonha para honra. Deus tem restauração para nossa vida. Deus é fiel para transformar e trazer um Salomão para a nossa história. Maria deu lugar para receber visitação de anjos para gerar alguém que mudaria a história. Precisamos ser mais firmes, fortes e fieis até o fim.

Entregue mais sua vida ao Senhor, se não aconteceu vai acontecer, seja encorajado com essas mulheres a crer e confiar até o fim seja qual for a situação trágica que você viveu ou está vivendo. Vença o medo, a pressão da sociedade, do  tempo. - Quero permanecer e dar lugar para o sobrenatural. Vem Senhor.

Aquele que começou é fiel,  mesmo que tenhamos feito escolhas erradas, nós permaneceremos acreditando e sonhando, gerando. Nada é maior que a promessa de Deus para nossa vida. Vem Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário