quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Reconciliação






A Reconciliação



Reconciliar é restituir algo que existia e que foi perdido.


A maior tragédia que aconteceu à raça humana foi o pecado.
O pecado rompeu nosso relacionamento com Deus. 
O pecado criou um abismo entre nós e Deus, nós e o nosso próximo além de efetuar lacunas profundas dentro da nossa alma.
Por causa do pecado o homem tornou-se inimigo de Deus, virou as costas para Deus, no entanto contrário a situação do homem, Deus nunca deixou de nos amar e nos atrair para si com cordas de amor. Nós somos os devedores, mas nossa dívida foi paga pelo credor. Foi Deus quem fez a restituição. 

A obra de Deus para o homem perdido foi a reconciliação, como comprovamos na santa palavra:  (2 Coríntios 5.18-21)

1. Deus é o autor da reconciliação

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;”  
(2Coríntios 5.18)


Observamos que o ofendido tomou a iniciativa de reconciliar consigo mesmo o ofensor. Deus não levou em conta os nossos pecados. Deus nos amou não por causa dos nossos merecimentos, mas apesar dos nossos pecados. Não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A salvação é obra de Deus e a reconciliação é iniciativa divina.

2. Deus é o agente da reconciliação em Jesus Cristo.

“Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (2Coríntios 5.19)

 Jesus Cristo é a ponte que nos liga a Deus, é a escada que liga a terra ao céu, é o caminho de volta para Deus. Jesus Cristo é a porta do céu. Não há outro salvador além de Jesus e só existe um mediador entre nós e Deus: Jesus Cristo. Portanto ninguém pode reconciliar-se com Deus senão por meio de Jesus Cristo. 

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
 (1 Timóteo. 2.5) 

Não são suas obras que recomendam você a Deus. Não são seus méritos pessoais que levam você de volta para Deus. Não é a sua religião que religa você a Deus. Só existe um caminho para Deus. Só existe uma porta do céu, só existe um salvador, um mediador, um redentor, este é Jesus Cristo Nosso Senhor.
Jesus se fez homem e morreu como homem. Mas só podemos ser salvos porque Jesus como nenhum homem, ressuscitou. Mortos não se tornam santos, não fazem milagres e não intercedem.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."(João 14.6) 

3. Deus pagou o preço da reconciliação .

"Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
 (2 Coríntios 5.21) 

Deus não levou em conta as nossas transgressões, não imputou as nossas transgressões. 
O que aconteceu quando Jesus foi à cruz: 
3.1. Deus não colocou na sua conta os seus pecados, pois eles são impagáveis. O amor de Deus não leva em conta as nossas transgressões para nos reconciliar consigo mesmo.   
3.2. Deus colocou os nossos pecados sobre Jesus na cruz. Deus fez Jesus pecado por nós. O sacrifício de Cristo na cruz revelou o amor de Deus por nós. 
A cruz de Cristo é o resultado do amor de Deus. Deus lançou sobre Jesus todas as nossas iniquidades. Ele foi feito pecado por nós, ou seja foi feito maldição por nós. Ele carregou no madeiro os nossos pecados. Ele rasgou a divida que tínhamos com Deus ao dizer está consumado. A cruz de Cristo revelou o amor de Deus por nós. (Is 53.10) 
Na cruz, o Filho de Deus anulou esse escrito de dívida que era contra nós e quitou completamente nossa dívida. Deus foi além, colocando em nossa conta a perfeita justiça de Cristo, de tal maneira que não pesa mais sobre nós nenhuma condenação.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1). Deus nos cobre com a justiça do Seu filho. 
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? (Rm 8.33). Não temos mais condenação.  
3.3.Somos feitos justiça de Deus. O preço reconciliação foi Jesus ter se feito pecado por nós. Deus não vê pecado, mas Ele vê a justiça de Deus em nos. Sem condenação. (Col 2.13,14) 
O  caminho de volta para Deus foi construído a partir da cruz de Cristo. Porque lá na cruz Ele abriu um novo e vivo caminho para Deus. (Hb 10.20) 

4. A oferta da reconciliação

"De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus". (2 Coríntios 5.20) 

Se volte para Deus, se arrependa dos seus pecados, ponha sua fé, sua confiança na pessoa de Jesus Cristo, porque no momento que você fizer isso: Deus cancelará seus pecados. 
Deus cobre você com a justiça do Seu Filho. 
Deus escreve seu nome no livro da vida. 
Deus sela você com o Espírito Santo da promessa, e 
Deus dá a você a alegria, a garantia e a certeza da vida eterna. 

Então você tem a alegria de se tornar membro da família de Deus, ovelha de Jesus Cristo, membro do corpo de Cristo e você fará parte deste povo remido e lavado no sangue de Jesus. Do povo que vai reinar com  Cristo por toda a eternidade, do povo que vai desfrutar das venturas da bem aventurança eterna pelos séculos sem fim. 

Hoje mesmo você pode voltar-se para Deus, Ele está de braços abertos para esperar você. A porta da graça está aberta. 
Hoje é dia de reconciliação com Deus.

Vamos orar. Coloque sua vida diante de Deus: 

Senhor Deus seja louvado pelo Teu grande amor e por Jesus Cristo Teu filho ter vindo ao mundo e dar a Sua vida em nosso resgate para nos reconciliar contigo.  Que a Tua palavra seja aplicada ao coração dessa pessoa que está lendo para que com urgência se volte para Ti e Te encontre, recebendo perdão e a festa da reconciliação. Em nome de Jesus, Amém. 

   (baseado no estudo de Hernandes Dias Lopes programa Verdade e Vida).           

Nenhum comentário:

Postar um comentário