segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Bondade de Deus




     A Bondade de Deus


''Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." (Salmos 34.8) 

Muitas vezes não conseguimos ver a bondade de Deus nos acontecimentos da vida. Mas, mesmo em meio às circunstâncias difíceis que passarmos, Deus é sempre bom.

"Conta-se que há muito tempo, num reino distante, havia um rei que não  acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade e dizia que Deus é bom.
Um dia saíram para caçar e um animal feroz atacou o rei, que perdeu o dedo mínimo. O súdito ainda lhe disse: 
- Deus é bom! O rei mandou prendê-lo.
Noutra caçada o rei foi capturado por índios antropófagos. Na hora do sacrifício o cacique percebeu que ele era imperfeito, porque lhe faltava um dedo. O rei foi solto e chegou para o súdito e disse: 
- É verdade, Deus é bom! Mas, por que então eu o mandei para a prisão? 
O súdito respondeu: 
- Porque se estivesse contigo eu seria sacrificado, pois não me falta membro algum."
 
Podemos observar que as tempestades da vida não anulam a bondade de Deus. Sem a tempestade não haveria o arco-íris. Pois só quando estamos no vale conseguimos enxergar a majestade dos montes. E só enxergamos o brilho das estrelas quando a noite está trevosa. É quando estamos nas profundezas da angústia que nos levantamos para as maiores conquistas da vida.

Quando o jovem rico chamou Jesus de “Bom Mestre”, Ele respondeu: 

“Por que me chamais bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus” (Lucas 18:19). 

Jesus não negou ser bom. Outros textos também afirmam a perfeição de Jesus que viveu sem pecado:

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." (Hebreus 4:15) 

"O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano." (1 Pedro 2:22) 

Jesus cumpriu sua missão de mostrar a bondade de Deus para o mundo pecador.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) 

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.(João 10:11)

"Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." (Romanos 11:22).

A pergunta de Jesus ao jovem rico destacou sua autoridade ao exigir dele um sacrifício difícil. Se este jovem refletisse sobre o significado das suas próprias palavras, ou seja, a confissão que Jesus é o Bom Deus, ele não teria desculpa ao rejeitar as instruções do Senhor. 
O mesmo Deus que revelou no Antigo Testamento os mandamentos que este homem guardava a vida toda (“Não adulterarás, não matarás, não furtarás”, etc.) agora diria: 

"Vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me." (Lucas 18:22). 

O jovem precisava reconhecer que estava naquele momento diante do Bom Deus. 

Jesus é bom. Ele é divino. Ele merece a nossa adoração e obediência! 

Se examinarmos a nossa vida nos surpreenderemos com as coisas boas que Deus tem feito por nós.
Depois de toda a nebulosidade do momento, vemos que aprendemos com ela. Depende apenas de como encaramos esses desafios: se desistimos e jogamos a culpa em Deus, ou se erguemos nossas cabeças, confiamos em Deus e prosseguimos certos de que Ele está no controle.

Experimentemos e vejamos a Deus como Salvador e Provedor. Ele é o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Ele supre cada uma das nossas necessidades. 

Deixe Deus estar no controle da sua vida. Busque primeiro o reino de Deus e a Sua justiça e terá respostas às suas necessidades.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6.33)


As tempestades da vida não anulam a bondade de Deus.
  

Um comentário:

  1. A bondade de Jesus é revelada em Seu Evangelho. Ele se doou e nos ensina a repartir.

    ResponderExcluir