sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Remorso e Arrependimento

 

     

Remorso e Arrependimento 


Muitas pessoas confundem remorso com arrependimento, mas embora esses termos sejam usados como sinônimos, eles não definem a mesma coisa.

Remorso é a reprovação da consciência que sente haver cometido uma falta, sem mudança de atitude. 

Arrependimento significa mudar de mente, pois uma pessoa arrependida compreende que o pecado é maligno e foge não apenas das consequências do pecado, mas, sobretudo, do pecado. 

Os frutos do arrependimento só podem ser produzidos por alguém que recebeu a luz da verdade na mente, a convicção do pecado no coração e se aparta do pecado.


Diferenças entre remorso e arrependimento:

remorso nos prende ao passado criando feridas; já o arrependimento nos liberta do passado e nos faz mudar de atitude.
O remorso cria uma prisão e o arrependimento traz libertação, porque o remorso nos prende ao erro e o arrependimento nos liberta do erro e nos leva a mudança.
O remorso gera angústia e tormento. O arrependimento gera desejo de mudar o curso tomado por causa de algo feito.
Remorso vem do coração humano ou, até mesmo, de uma opressão satânica. A acusação de satanás gera remorso.
O arrependimento vem da ação do Espírito Santo no coração humano. Quem convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo (João 16:8-9). 


"Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte." (2 Coríntios 7.10)

No texto de II Coríntios 7:10, o apóstolo Paulo nos ensina que a tristeza gerada por Deus é arrependimento, mas a tristeza vinda do mundo (da consciência humana ou do diabo) gera morte. O arrependimento gera vida e o remorso a morte.

Olhemos o que aconteceu com Judas Iscariotes e com Pedro: 

Ambos discípulos e pecaram contra Jesus. Judas traiu Jesus, Pedro negou Jesus. 

Judas apesar de reconhecer seu erro e entristecer se por ele não fechou o círculo do arrependimento e foi se enforcar. 

Pedro reconheceu seu  erro, entristeceu-se por ele, mas voltou-se para Jesus e encontro nEle perdão e restauração. 

Apenas a consciência do erro e a tristeza por ele não é arrependimento, é remorso.

O arrependimento passa por três níveis:

Arrependimento implica em mudança da mente, das emoções e da vontade.

1. A palavra arrependimento na língua grega significa mudança da mente. Acontece quando você tem consciência de que aquilo que você fez é errado, então você muda a sua percepção do entendimento dessa prática e se arrepende.
2. O arrependimento passa pelo elemento emocional. É sentir tristeza segundo Deus. Esta tristeza mostra para você que aquilo que você está fazendo não está em consonância com os princípios e valores de Deus. 
Mas o  arrependimento para  ser genuíno, precisa passar pelo 3 elemento:
3. A vontade. Arrependimento significa dar meia volta e tomar a direção oposta daquela que estava caminhando.

Judas conseguiu passar pelos dois primeiros estágios do arrependimento. Ele reconheceu seu erro, confessou seu erro, disse para o sumo sacerdote que ele tinha traído sangue inocente e devolveu o dinheiro que havia recebido para trair Jesus. Mas ele não  completou o ciclo porque ele não se voltou para Jesus.
O remorso faz com que a pessoa fuja.

Pedro passou pelos três estágios do arrependimento. 
1. Ele reconheceu o erro 
2. Ele chorou pelo erro 
3. Ele voltou-se para Jesus.

Talvez você está aprisionado pelo remorso, talvez você está sendo consumido pela culpa, talvez você pensa em tirar a própria vida. Você não consegue conviver com esta turbulência emocional que lhe assola, mas você não deve ficar preso nas amarras do remorso, você pode sair para as campinas verdejantes do arrependimento.
Como? Reconhecendo seu erro, chorando por ele e voltando-se para Deus que é rico em perdoar e tem prazer na misericórdia. 

Que do nosso coração possa brotar o verdadeiro arrependimento que nos levará a sermos melhores a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário